WRC

Toyota Garante Quinto Título Consecutivo de Construtores

A Toyota selou o seu quinto título consecutivo de construtores do WRC no Rali da Europa Central, um triunfo que o vice-diretor da equipa, Juha Kankkunen, descreveu como “uma temporada incrível” para a marca japonesa. A terceira vitória do ano de Kalle Rovanperä, aliada aos esforços de Elfyn Evans e Sébastien Ogier, assegurou matematicamente o título a duas rondas do fim e sublinhou o domínio da Toyota em todas as superfícies em 2025.

O Elogio de Kankkunen ao Domínio da Equipa

“Tem sido uma temporada incrível para nós”, disse Kankkunen. “Especialmente no asfalto, fomos muito mais fortes do que a Hyundai durante todo o ano. Na terra, foi um pouco mais renhido, mas, ainda assim, tudo funcionou. Os pilotos fizeram um excelente trabalho, assim como toda a equipa. Estou muito satisfeito.” O tetracampeão mundial teve um impacto imediato na sua primeira temporada na gestão sénior, ajudando a guiar a equipa a 11 vitórias em 12 ralis até agora. “Poderemos não ver algo assim novamente durante muitas décadas”, acrescentou. “Com dois ralis ainda pela frente, podemos até ganhar ambos. É história a ser feita.”

Unidade da Equipa e Luta pelo Título de Pilotos

Apesar das estatísticas, Kankkunen insistiu que o sucesso da Toyota foi construído sobre a unidade. “Nunca é fácil”, disse ele. “Mas tudo encaixou – todos na equipa têm-se esforçado ao máximo, desde os cozinheiros até ao topo. Tem funcionado muito bem.” As atenções centram-se agora no campeonato de pilotos, onde apenas 13 pontos separam o trio da Toyota – Evans, Rovanperä e Ogier. “Os rapazes não estão a lutar uns contra os outros de forma negativa”, explicou Kankkunen. “Disse-lhes que são livres para competir entre si o mais rápido que conseguirem, e todos eles disseram: ‘Deixem o cronómetro decidir quem é o melhor este ano.'”

Rovanperä Focado no Desafio Final

Para Rovanperä, a vitória de domingo reafirmou a sua autoridade no asfalto. “O estilo de condução necessário, especialmente com este pneu, adequa-se muito a mim”, disse ele. O finlandês espera um desafio diferente no Japão, onde as estradas de montanha estreitas e técnicas contrastam com o asfalto mais largo da Europa Central. “O Japão é complicado – um pouco técnico demais para o meu gosto”, admitiu, mostrando-se também cauteloso com o clima imprevisível.

M-Sport Expande Operações para a Final na Arábia Saudita

Enquanto a Toyota se foca na batalha interna pelo título de pilotos, outras equipas preparam-se para a ronda final da temporada. A M-Sport-Ford anunciou que Martins Sesks irá disputar a final do Campeonato do Mundo de Ralis na Arábia Saudita, no próximo mês, como parte de uma operação alargada de quatro carros que inclui também o múltiplo vencedor do Rali Dakar, Nasser Al-Attiyah.

O Regresso de Sesks à M-Sport

A estrela em ascensão do WRC juntou-se à M-Sport para um programa de seis rondas este ano. O letão esperava adicionar mais uma ronda ao seu acordo, e a participação foi agora possível graças ao financiamento do Promotor do WRC. Sesks deu que falar no WRC no ano passado ao terminar em quinto na sua estreia em Rally1 e, esta temporada, mostrou vislumbres da sua velocidade com resultados entre os oito primeiros na Estónia e Finlândia, além de vencer o Rali da Polónia (ERC).

Expectativas para Jeddah

“Estou muito grato pelo apoio”, disse Sesks. “Vamos para Jeddah para aproveitar ao máximo tudo o que a temporada do WRC pode oferecer. Sem oportunidade de testes pré-evento, teremos de nos adaptar às condições. Penso também que a participação de Nasser Al-Attiyah, e a sua experiência nestas paragens, é um verdadeiro bónus.” O diretor da equipa, Richard Millener, acrescentou: “O Martins impressionou-nos esta temporada com o seu ritmo e maturidade. O Rali da Arábia Saudita será outra oportunidade para ele demonstrar o seu potencial em terra.”

A Experiência de Al-Attiyah como Vantagem

Sesks procurará aprender com o experiente Al-Attiyah, que fará um regresso pontual ao WRC ao volante de um Ford Puma. “Não creio que o Nasser vá ganhar o rali, mas ter tanta experiência proporciona um bom conhecimento aos nossos jovens”, disse Millener. “Ele tem um talento semelhante ao de Sébastien Loeb no Médio Oriente e só vejo isso como algo positivo. Ele nunca conduziu o carro e não terá um teste, mas é um piloto que simplesmente entra no carro e guia.”