Uma nova diretiva técnica da FIA sobre asas dianteiras flexíveis entra em vigor este fim de semana no Grande Prémio de Espanha e poderá alterar a hierarquia atual da Fórmula 1, segundo o diretor da Mercedes, Toto Wolff. O dirigente austríaco sugeriu que a Ferrari pode ser a equipa que mais vantagens retire desta mudança regulamentar.
A medida, anunciada pela FIA em janeiro, introduz testes de flexibilidade mais rigorosos às asas dianteiras dos monolugares e começa a ser aplicada oficialmente na nona prova da temporada, que decorre em Barcelona.
Embora a McLaren, líder destacada no Campeonato de Construtores, tenha afirmado repetidamente que não espera ser afetada pela nova regulamentação, o diretor da Ferrari, Frédéric Vasseur, admitiu que a mudança pode ser “um fator decisivo” para a sua equipa. Agora, Toto Wolff veio reforçar essa possibilidade, reconhecendo o potencial impacto que as novas regras podem ter na performance da escuderia italiana.
“Tudo indica que esta diretiva pode favorecer significativamente quem estava a explorar mais a flexibilidade até agora. E a Ferrari parece estar numa boa posição nesse aspeto,” declarou Wolff em declarações prévias ao início das atividades em pista.
O conceito das “flexi-wings” tem sido alvo de debate há vários anos na Fórmula 1. Trata-se de componentes que, apesar de cumprirem os requisitos de rigidez nos testes estáticos, conseguem gerar efeitos aerodinâmicos variáveis durante a condução, o que pode conferir uma vantagem competitiva em certos circuitos.
Com a introdução dos novos testes mais exigentes, espera-se que algumas equipas tenham de rever os seus projetos aerodinâmicos, o que poderá afetar o equilíbrio de forças no campeonato. A Ferrari, que tem lutado para se aproximar da liderança, poderá ser uma das principais beneficiadas se conseguir manter a eficácia das suas soluções dentro do novo quadro regulamentar.
A Mercedes, por sua vez, tem enfrentado dificuldades para encontrar consistência nas suas prestações em 2025, e Wolff parece encarar esta alteração como mais uma variável num campeonato altamente competitivo. “Vamos observar com atenção como cada equipa reage às mudanças e se haverá algum impacto real nos tempos de volta,” acrescentou.
Com todas as atenções voltadas para o Circuito da Catalunha neste fim de semana, a aplicação da nova regra poderá marcar um ponto de viragem na temporada e dar à Ferrari uma oportunidade única de se aproximar dos líderes.
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