WRC

Regresso de Solberg ao WRC com a Toyota agita o Mundial de Ralis

Análise no podcast SPIN, The Rally Pod

O regresso de Oliver Solberg ao escalão principal do Mundial de Ralis (WRC) está a gerar entusiasmo e expectativa. No mais recente episódio especial do podcast SPIN, The Rally Pod, os especialistas David Evans e Colin Clark, da DirtFish, juntaram-se a Luke Barry para analisar esta oportunidade única do jovem piloto norueguês. Além disso, abordaram também a entrada confirmada de Sébastien Ogier no Rali da Finlândia, marcado para agosto.

Durante a emissão, os comentadores discutem onde Solberg evoluiu desde a sua última participação com um carro da categoria Rally1, em 2022, e o que se pode realisticamente esperar da sua prestação no Rali da Estónia. O próprio Solberg partilhou as suas expectativas, antes de Evans e Clark aprofundarem as implicações desta decisão da Toyota no futuro da equipa japonesa.

Solberg regressa ao WRC com Toyota em Rally1

Depois de um período de destaque na categoria WRC2, Oliver Solberg está de volta ao escalão principal do WRC ao volante de um Toyota GR Yaris Rally1. A oportunidade chega por parte da Toyota Gazoo Racing, que o incluiu na sua formação para o Rali da Estónia, entre 17 e 20 de julho. Inicialmente, Solberg estava inscrito para competir na classe WRC2 com a versão Rally2 do GR Yaris.

Com esta mudança, Solberg junta-se aos pilotos oficiais da Toyota — Elfyn Evans, Kalle Rovanperä, Takamoto Katsuta e Sami Pajari — numa prova que marcará a sua estreia competitiva com um carro Rally1 da marca japonesa. O lugar ficou disponível após Sébastien Ogier anunciar que só regressará à competição em agosto, no Rali da Finlândia.

Um momento esperado há muito

Visivelmente emocionado, Solberg não escondeu a importância do momento: “Finalmente chegou o momento que tanto aguardávamos. Eu e o Elliott [Edmondson, co-piloto] vamos regressar ao volante de um carro Rally1 com a Toyota Gazoo Racing. Quero agradecer à equipa pela confiança — este é um sonho tornado realidade.”

Esta será a primeira vez que Solberg participa numa prova do WRC com um carro Rally1 desde o Rali da Nova Zelândia, em outubro de 2022. Nessa temporada, o filho do campeão mundial de 2003, Petter Solberg, disputou oito ralis ao serviço da Hyundai, partilhando a terceira inscrição da equipa com Dani Sordo. Nessa campanha, somou quatro resultados nos pontos, destacando-se o quarto lugar na Bélgica — o melhor da sua carreira até agora.

Ascensão meteórica no WRC2

Após o seu afastamento do Rally1, Solberg centrou-se na categoria WRC2, onde terminou em sexto lugar em 2023 e foi vice-campeão no ano passado. A presente época tem sido especialmente positiva: o piloto de 23 anos já venceu três provas — Suécia, Portugal e Grécia — e lidera confortavelmente o campeonato da WRC2. Na última ronda, na Grécia, não só venceu a sua categoria como terminou em sexto da geral, superando vários concorrentes com carros Rally1.

“Temos tido uma época excecional e acho que estamos mais do que preparados e confiantes. Criámos uma excelente relação com a equipa e agora só quero arrancar para o rali, dar o meu melhor e ver até onde conseguimos chegar”, concluiu Solberg.

Expectativas elevadas para a Estónia

Com um desempenho sólido em 2024 e a confiança da Toyota, a participação de Oliver Solberg no Rali da Estónia promete ser um momento marcante tanto para o piloto como para a equipa. A prova poderá revelar-se decisiva para o seu futuro na categoria principal do WRC, especialmente numa altura em que a Toyota procura opções para reforçar o seu alinhamento.