Piastri conquista terceira vitória consecutiva e amplia liderança na Fórmula 1

Oscar Piastri brilhou este domingo no Grande Prémio de Miami, garantindo uma vitória dominante para a McLaren, que assegurou ainda a segunda posição com Lando Norris, completando assim uma dobradinha histórica. Com este resultado, o piloto australiano somou a sua terceira vitória consecutiva — depois dos triunfos no Bahrein e na Arábia Saudita — e aumentou a vantagem no campeonato para 16 pontos sobre o seu colega de equipa, após seis rondas disputadas.

Partindo da quarta posição na grelha de partida, Piastri demonstrou um desempenho irrepreensível, garantindo a sua quarta vitória da temporada. A McLaren tem sido até agora uma força dominante em 2025, tendo sido batida apenas uma vez.

George Russell, da Mercedes, completou o pódio, mas cruzou a linha de meta a uns distantes 37,6 segundos do vencedor, sublinhando a superioridade do monolugar da McLaren neste fim de semana.

“Há dois anos, em Miami, éramos a equipa mais lenta. Chegámos a ser dobrados duas vezes. Agora, vencer o Grande Prémio com mais de 35 segundos de vantagem para o terceiro classificado é inacreditável”, comentou Piastri, visivelmente emocionado.

Max Verstappen, atual campeão mundial da Red Bull, terminou em quarto, mantendo uma curiosa tendência desde a estreia desta prova em 2022: o piloto que parte da pole position nunca vence em Miami. Os McLaren ultrapassaram o holandês em pista, deixando claro que a equipa britânica está num momento de grande forma.

Alex Albon conquistou um impressionante quinto lugar para a Williams, seguido de perto por Kimi Antonelli, ao volante de um Mercedes. A Ferrari viu os seus dois pilotos, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, terminarem em sétimo e oitavo, respetivamente, numa corrida marcada por algumas trocas de posição e queixas pelo rádio.

Carlos Sainz assegurou o nono lugar, garantindo pontos adicionais para a Williams, enquanto Yuki Tsunoda, da Red Bull, completou o top 10, apesar de uma penalização de cinco segundos.

Incidente na primeira volta dá início agitado à corrida

A largada trouxe imediatamente polémica. Lando Norris tentou desafiar Verstappen pela liderança, mas um contacto na segunda curva obrigou-o a sair da pista, perdendo três posições. Antonelli subiu a segundo e Piastri a terceiro. “Ele atirou-me para fora da pista”, reclamou Norris via rádio. “O que querem que faça? Que me espete contra o muro?”

Os comissários analisaram o incidente mas decidiram não tomar nenhuma ação adicional. “O Max defendeu-se bem, como sempre, e eu paguei o preço. Mas é assim com ele: ou colides ou não consegues ultrapassar”, desabafou Norris após a prova.

Piastri ultrapassou Antonelli na quarta volta, logo após um breve período de safety car virtual, causado por Jack Doohan, que parou o seu Alpine na curva 14 após um toque com Liam Lawson, da Racing Bulls. O neozelandês acabaria por abandonar a corrida.

Norris recuperou o terceiro posto na volta 9, após ultrapassar os dois Mercedes, enquanto Piastri começava a pressionar Verstappen. O australiano acabaria por passar o holandês na volta 14, após várias tentativas falhadas e um erro de trajectória do piloto da Red Bull.

Verstappen resistiu ao ataque de Norris até à volta 17, quando ambos saíram da pista. Norris devolveu a posição sem necessidade de intervenção dos comissários, mas pouco depois concretizou a ultrapassagem de forma limpa. Ainda assim, Piastri já levava oito segundos de vantagem.

Intervenções do safety car virtual influenciam a estratégia

Na volta 30, a segunda entrada do safety car virtual, provocada pela paragem do Haas de Ollie Bearman devido a problemas de motor, levou ambos os McLaren às boxes. Verstappen já tinha parado uma volta antes, reagindo à entrada de Antonelli na volta 26.

O safety car virtual voltou a ser ativado na volta 33, desta vez devido à paragem do estreante Gabriel Bortoleto, da Sauber. Com estas interrupções, a gestão estratégica da corrida tornou-se crucial.

Na fase final, Hamilton e Leclerc protagonizaram uma disputa intensa. O britânico, com pneus médios, mostrou-se frustrado por estar atrás do colega de equipa com pneus duros. “Se quiserem, façam uma pausa para o chá. Vamos lá, deixem-me passar”, exclamou Hamilton pelo rádio. Leclerc acabou por ceder a posição na volta 39, mas reclamou de seguida que Hamilton não estava a imprimir ritmo suficiente, levando à inversão novamente das posições na volta 52.

Com esta vitória, Piastri afirma-se como sério candidato ao título mundial, num ano em que a McLaren renasceu com uma impressionante consistência e velocidade. A próxima etapa do campeonato promete ainda mais emoção, com os rivais a tentarem travar o ímpeto do jovem australiano.