16 C
Lisbon
18 Dezembro 2018
Circuitos

WTCR com pelotão maior, ajustes no sistema de pontuação e calendário de 2019 confirmado

A Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) terá algumas mudanças na sua segunda temporada, com ajustes ao tamanho do pelotão e ao sistema de pontuação a serem as maiores novidades. Também foi confirmado no Conselho Mundial da FIA em Paris o calendário de 2019, que visita Vila Real a 7 de Julho.

O tamanho máximo da grelha alarga de 28 para 32 carros, com um máximo de dois por equipas. Participantes esporádicos não pontuam para o campeonato. Os pontos atribuídos nas qualificações também mudam. Depois das primeira e terceira qualificações são atribuídos pontos aos cinco primeiros classificados numa escala de um a cinco por ordem crescente quanto melhor é o resultado.

Também os pontos atribuídos para os títulos de pilotos e equipas serão modificados, abrangendo mais posições. O primeiro somará 25 pontos, o segundo 20, o terceiro 16, o quarto 13 e o quinto 11. Daí para baixo, a escala de pontuação atribuída reduz um ponto por cada posição até ao 15.º (10-9-8-7-6-5-4-3-2-1).

Por outro lado, as neutralizações ou bandeiras vermelhas em qualificação valerão ao piloto responsável pela situação a eliminação do seu melhor tempo (excepto em casos excepcionais). O sistema de penalizações por pontos também é actualizado para ficar em linha com o de outros campeonatos da FIA. Assim, um piloto que some 12 pontos de penalização será excluído da corrida seguinte.

Quanto ao calendário, arranca a 7 de Abril em Marraquexe, capital de Marrocos, seguindo depois para a Hungria (Hungaroring) a 28 de Abril. A Eslováquia muda-se para 12 de Maio, com o Slovakia Ring a manter-se como sede, havendo a passagem por Zandvoort (Holanda) uma semana depois. a 22 de Junho acontece a ida ao Nordschleife na Alemanha.

Vila Real continua a ser a sede da WTCR em Portugal, com a prova marcada para 7 de Julho. Mais de dois meses depois, a pausa de Verão termina com a ida a Ningbo, na China, a 15 de Setembro. A 27 de Outubro é a vez do Japão receber o campeonato em Suzuka. com Macau a ser a 17 de Novembro. Há ainda uma ronda em estreia no circuito de Sepang, Malásia, mas a data ainda é desconhecida.

Calendário:

7 de Abril de 2019: Marraquexe, Marrocos
28 de Abril de 2019: Hungaroring (Budapeste), Hungria
12 de Maio de 2019: Slovakiaring (Orechová Potôň), Eslováquia
19 de Maio de 2019: Zandvoort, Holanda
22 de Junho de 2019: Nordschleife, Alemanha
7 de Julho de 2019: Vila Real, Portugal
15 de Setembro de 2019: Ningbo, China
27 de Outubro de 2019: Suzuka, Japão
17 de Novembro de 2019: Macau
Data a anunciar: Sepang, Malásia

Related posts

Albuquerque e o abandono em Laguna Seca: “Sentimento de total impotência”

Bernardo Matias

Triunfo de Pedro Marreiros na corrida 1 do CPVT em Portimão; Parente melhor TCR

Bernardo Matias

Rosenqvist: “Fórmula E é difícil para os recém-chegados”

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com