Marco Wittmann levou de vencida na primeira corrida do fim-de-semana do DTM em Brands Hatch. O homem da BMW Team RMG resistiu à pressão final de René Rast para triunfar nesta passagem do campeonato pelo Reino Unido. Nico Müller completou o pódio.
Na partida, Wittmann perdeu a vantagem da pole position ao falhar o arranque, tal como Rast (Audi Sport Team Rosberg) que estava ao seu lado. Assim, Paul di Resta (R-Motorsport 1/Aston Martin) aproveitou para chegar ao comando, tendo feito uma falsa partida que lhe valeu penalização.
Contudo, o escocês ficou no comando e conseguiu uma curta margem face a Wittmann, cedendo apenas quando realizou a paragem obrigatória na volta 16 e cumpriu a penalização de cinco segundos. Após as paragens, a liderança estava na posse de Rast.
Quanto a Wittmann, teve de fazer uma prova de recuperação, consumando a ultrapassagem decisiva quando Jamie Green (Audi Sport Team Rosberg) alargou a trajectória em Paddock Hill Bend deixando espaço ao alemão para o ultrapassar e a Rast.
Daí em diante, Wittmann nunca mais cedeu perante Rast, mas uma volta muito lenta perto do fim colocou-o à mercê de Rast. Este ficou colado à traseira do rival na derradeira volta, mas acabou por não conseguir forma de ultrapassar.
Nico Müller encerrou o pódio colocando dois Audi no top três, seguindo-se Robin Frijns (Audi Sport Team Abt Sportsline) e Loïc Duval (Audi Sport Team Phoenix). Depois da boa prestação na fase inicial, di Resta acabou por ter de abandonar a três voltas do fim, por motivos ainda não revelados.
Resultados:
