Nico Müller ganhou a primeira corrida da ronda de Hockenheim do DTM, que este fim de semana encerra a temporada. Ainda com o título em disputa, a prova teve uma luta pelo triunfo entre os protagonistas na discussão do campeonato: Müller e o líder René Rast.
Partida forte de Müller (Audi Sport Team Abt Sportsline), que ultrapassou Rast (Audi Sport Team Rosberg) que tinha arrancado da pole position. Os dois disputaram posição à entrada da curva um e Rast saiu mesmo pela escapatória. Um incidente entre Marco Wittmann (BMW Team RMG) e Harrisson Newey (Audi Sport Team WRT) motivou uma intervenção do safety car.
No reatar, Müller não cedeu mantendo o comando, mas Rast conseguiu recuperar e na volta seguinte ultrapassou o helvético para voltar à frente. O contra-ataque não foi bem-sucedido por parte de Müller, que na volta 17 foi o primeiro a trocar de pneus. Uma volta mais tarde Rast também parou, mas não foi suficiente para evitar o undercut de Müller.
Assim, o suíço estava de novo na frente do rival. Rast viria a ganhar de novo a posição em pista antes de Timo Glock (BMW) ter sido forçado a abandonar numa situação que motivou novo safety car. No reatar, Müller aproveitou o DRS e o push-to-pass para regressar ao topo.
Até final, Rast bem tentou pressionar Müller, mas o suíço ganhou com 0,622s de avanço Jamie Green (Audi Sport Team Rosberg) foi terceiro a 1,033s, com Loïc Duval (Audi Sport Team Phoenix) e Mike Rockenfeller (Audi Sport Team Phoenix) a fecharem o top cinco. Jonathan Aberdein (BMW Team RMR) foi o melhor da BMW em sexto.
Resultados:
