O melhor homem da Ferrari no primeiro dia de treinos livres do GP da Áustria de Fórmula 1 foi Sebastian Vettel. O piloto, que saiu da equipa no fim da temporada, terminou com o quarto melhor tempo no cômputo geral das duas sessões, trabalhando não só para a qualificação como também nas séries de voltas mais longas na fase final do do dia.
Vettel mostrou-se agradado com o trabalho desenvolvido, afirmando em comunicado: ‘Penso que tivemos um bom dia. Não tivemos quaisquer problemas com os monolugares. Foi bom para todos nós voltar à pista e foi bom ver que a equipa entrou no ritmo muito rapidamente e não existiram problemas a cumprir todos os procedimentos. Em termos de velocidade e competitividade foi um dia interessante’.
Posto isto, o germânico admitiu que a Ferrari não está em posição de favorita: ‘Creio que vimos que não estamos no topo, que não somos favoritos. E então há muitas coisas a acontecerem atrás disso e está muito renhido. Portanto veremos. Creio que sábado vai ser um dia importante. Não penso que estejamos a lutar pela pole position, mas temos de tentar ser os melhores atrás dessa batalha’.
Por fim, Vettel assegurou que não esteve muito atento aos rivais: ‘Não demos muita conta das equipas em torno de nós, para ser honesto, uma vez que é sempre difícil prever que tipo de cargas de combustível estão a usar. Julgo que no sábado veremos, porque não tivemos uma imagem clara. Cabe-nos a nós desenvolver-nos e trabalhar para que o monolugar fique mais rápido. Falta-nos aderência e carga aerodinâmica comparando com os outros. Portanto é um misto de todas essas coisas’.