Max Verstappen abriu o GP da Grã-Bretanha na liderança do primeiro treino livre, que ficou marcado pelo regresso de Nico Hülkenberg – em substituição de Sergio Pérez na Racing Point, depois de o mexicano ser diagnosticado com Covid-19.
Fazendo uso de pneus macios numa pista quente, Verstappen (Red Bull) estabeleceu o melhor tempo da sessão inaugural em Silverstone – 1m27,422s. Foi o suficiente para superar o líder do campeonato, Lewis Hamilton, por 0,474s, mas o britânico fez a sua melhor marca com pneus médios no Mercedes.
Lance Stroll mostrou uma boa forma do Racing Point RP20 com o terceiro registo a 0,582s do topo, enquanto Alexander Albon levou o outro Red Bull ao quarto tempo. Charles Leclerc foi quinto no único Ferrari com tempo marcado, uma vez que Sebastian Vettel completou apenas duas voltas de instalação devido a um problema no intercooler do seu monolugar.
Em sexto terminou Valtteri Bottas (Mercedes), já a mais de um segundo da dianteira, sendo seguido pelos Renault de Esteban Ocon e Daniel Ricciardo. Hülkenberg foi nono neste seu regresso, ao passo que Daniil Kvyat (AlphaTauri) fechou o top dez. A sessão chegou a estar interrompida com bandeira vermelha, na sequência de um despiste de Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) em Becketts na primeira meia hora.
Tempos:
