Vitória de Ton van Genugten na derradeira etapa do Dakar em camiões, na qual Eduard Nikolaev confirmou o triunfo quase certo depois de ontem Federico Villagra abandonar. Este é o segundo título consecutivo do russo e terceiro da carreira, sendo o primeiro desde Vladimir Chagin a ganhar duas vezes consecutivas em camiões.
Nesta última tirada, Martin Macík (LIAZ) entrou mais forte e liderava nos dois waypoint, mas na fase final acabou por não resistir a van Genugten (Iveco) que ganhou a 14.ª tirada com 11 segundos de vantagem. Dmitro Sotnikov (Kamaz) fez o terceiro tempo a mais de três minutos e meio da frente, depois de ter ocupado sempre o terceiro posto nos pontos intermédios.
Quarto lugar para Eduard Nikolaev, num resultado que permitiu ao homem da Kamaz selar sem quaisquer dificuldades o triunfo – tinha, à entrada da etapa, quase quatro horas de vantagem face ao segundo classificado da geral, Siarhei Viazovich, que hoje não foi além do sétimo lugar no MAZ. Gert Huzink fechou o top cinco do dia.
Nas contas da geral, o russo superou Viazovich por 3h57m17s, uma vez que apesar do modesto sétimo tempo de hoje o piloto da Bielorrússia segurou sem problemas a vice-liderança final. É, de resto, o seu melhor resultado e o da marca MAZ num Dakar. Airat Mardeev fechou o pódio noutro Kamaz, enquanto o top cinco da geral final é encerrado por Artur Ardavichus no melhor Volvo e Martin Macík – que superou o Hino de Teruhito Sugawara nesta última etapa.
Top dez da 14.ª etapa:
Top dez da geral final: