8.5 C
Lisbon
16 Janeiro 2019
Circuitos Destaques

Triunfo ‘sem espinhas’ de Félix da Costa no ePrémio de Ad Diriyah

António Félix da Costa entrou a ganhar na temporada de 2018-2019 da Fórmula E aos comandos de um monolugar da BMW i Andretti Motorsport. O piloto fez uma corrida isenta de erros no ePrémio de Ad Diriyah para somar o primeiro triunfo da nova era da Fórmula E, ficando na liderança do campeonato. Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) e Jérôme d’Ambrosio (Mahindra) fecharam o pódio.

Apesar de não estar bem posicionado no primeiro lugar da grelha de partida, Félix da Costa conseguiu manter a liderança e distanciou-se de Sébastien Buemi (Nissan e.dams) na fase inicial. O luso permaneceu na liderança até ao momento em que faltavam cerca de 26 minutos para o fim.

Nessa altura, Vergne, que estava bastante rápido, não teve grandes dificuldades em ultrapassar Félix da Costa, que ficou sob ameaça de André Lotterer. O alemão, tal como Vergne, mostrava uma boa velocidade dos monolugares da DS Techeetah e minutos antes tinha superado Buemi (que assim desceu a quarto). José-María López (Geox Dragon) era quinto.

A menos de 18 minutos da bandeira de xadrez, Félix da Costa mantinha-se perto de Vergne mas com Lotterer logo atrás de si. Na luta pelo quarto posto, López ultrapassou Buemi, com Jérôme d’Ambrosio (Mahindra) a aproveitar para também passar para a frente do suíço.

Pouco depois, Félix da Costa acabou por perder contacto com Vergne e não evitou ser ultrapassado por Lotterer, que fez uso do ‘attack mode’. Mas nada estava fechado. Logo a seguir, existiram vários pilotos penalizados com ‘drive through’, entre eles os DS Techeetah de Vergne e Lotterer, o que recolocou Félix da Costa na frente e mais de seis segundos à frente de d’Ambrosio.

Ainda sem ter usado ‘fan boost’, tudo estava a correr de feição a Félix da Costa. Já d’Ambrosio lutava pelo segundo posto com Buemi, ao passo que Vergne caiu para quarto. Mais atrás, López era o quinto classificado a menos de um quarto de hora do final. O argentino embateu nas barreiras a cerca de 12 minutos do fim, ficou de fora e Mitch Evans (Jaguar) ascendeu a quinto tendo Lotterer atrás de si. Foi accionado um ‘full course yellow’ para remover o monolugar de López e, posteriormente, um safety car.

O safety car saiu de pista a menos de cinco minutos do fim e Félix da Costa usou logo o seu ‘attack mode’ restante para se manter à frente de d’Ambrosio. Vergne tinha entretanto ascendido a terceiro por troca com Buemi e também foi para um ‘attack mode’ logo no reatamento. A três voltas do fim, o francês assumiu a perseguição de Félix da Costa ao ultrapassar d’Ambrosio. Mais atrás, Evans passou para quarto ao superar Buemi, tal como fez pouco depois Lotterer.

Até ao fim, Félix da Costa conseguiu resistir à pressão de Vergne para selar um início vitorioso na temporada de 2018-2019. D’Ambrosio aguentou-se no terceiro posto, ao passo que o top cinco foi encerrado por Evans e Lotterer. Destaque ainda para o 14.º posto de Felipe Massa, na sua estreia no campeonato pela Venturi.

Resultados:

Fonte da imagem de capa: twitter.com/bmwmotorsport

Related posts

Formula E: Buemi desclassificado em Montreal

Redacção

Albuquerque e Barbosa à beira da vitória nas 24 Horas de Daytona

Bernardo Matias

Fortes chuvas causam tragédia no percurso do Dakar

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com