Ott Tänak venceu o Rali do Ártico Finlândia, segunda ronda do Mundial de Ralis (WRC). Desde o começo que o homem da Hyundai teve um claro ascendente, e este domingo só teve de gerir uma margem confortável nos dois últimos troços.
O dia começou com Elfyn Evans (Toyota) a ser o mais rápido da PEC 9 (Aittajärvi 1) na frente do colega Kalle Rovanperä por um segundo exato, sendo Thiery Neuville (Hyundai) terceiro a 1,1s. Oliver Solberg (2C Compétition Hyundai) e Takamoto Katsuta (Toyota) seguiram-se, com Tänak a não arriscar sendo sexto a 5,9s de Evans.
Apesar do tempo perdido face aos perseguidores, o estónio entrou na Power Stage com 19,2s de avanço no comando. Na segunda passagem em Aittajärvi, o rali encerrou com Rovanperä a ser o mais rápido da Power Stage 0,3s na frente de Craig Breen (Hyundai). Neuville foi terceiro a 0,4s, com Tänak em quarto a 1,7s e Sébastien Ogie (Toyota) m quinto com o último ponto.
Significa isto que a vitória no Rali do Ártico Finlândia foi de Tänak com um avanço de 17,5s face a Rovanperä. O pódio foi completado por Neuville, com Breen em quarto num bom resultado conjunto da Hyundai. Evans fechou o top cinco, sendo Katsuta sexto e Solberg o sétimo na estreia em World Rally Car.
Dominador desde uma fase inicial, Esapekka Lappi (Movisport/Volkswagen) selou a vitória a competir em casa no WRC 2 com o melhor tempo da PEC 9 e o segundo da PEC 10, ganha por Andreas Mikkelsen (Toksport WRT/Skoda). Este ficou em segundo da classe a 47,7s de Lappi, Nikolay Gryazin (Movisport/Volkswagen) foi terceiro já a 1m30,3s.
No que concerne ao WRC 3, houve também triunfo caseiro, neste caso de Teemu Asunmaa. O homem do Skoda viu o seu principal opositor, Egon Kaur (Kaur Motorsport/Volkswagen) ganhar as duas classificativas deste domingo, mas conseguiu mesmo segurar a liderança com uma margem de 4,2s. Mikko Heikkilä (Skoda) foi terceiro a 1m38,6s.
O resumo do rali

Com dez classificativas plenas de neve e gelo, o Rali do Ártico Finlândia foi um desafio verdadeiramente de inverno para equipas, pilotos e co-pilotos. Desde início que Tänak liderou, assumindo desde cedo o controlo: depois da segunda classificativa já tinha 16,2s de avanço, margem que continuou a dilatar no sábado até um máximo de 25 segundos exatos.
Na sua perseguição estiveram inicialmente Breen, Rovanperä e Neuville, mas ao longo do dia de ontem Breen atrasou-se gradualmente. A luta pelo segundo posto ficou a ser entre Rovanperä e Neuville, com o primeiro destes a levar a melhor com uma prestação muito sólida. Neuville acabou em terceiro de forma tranquila e Breen ainda teve de conter Evans. Ogier defendia a liderança do campeonato, mas ficou preso num banco de neve na PEC 8 e esfumaram-se as chances de um resultado forte.
Também no WRC 2 houve um claro dominador, no caso Lappi, que liderou desde a primeira classificativa. Depois de no início ser perseguido por Gryazin, Mikkelsen consolidou-se na segunda posição, mas nunca teve argumentos para um Lappi superior a competir em casa ao perder tempo de forma consistente ao longo do dia de sábado.
Emil Lindholm (Skoda) liderou na fase inicial em WRC 3, mas depois de abandonar devido a acidente na PEC 4 a luta pelo triunfo foi entre Asunmaa e Egon. Asunmaa chegou a ter mais de 20 segundos de avanço, mas foi perdendo terreno e entrou na última classificativa a defender apenas 8,9s de margem, acabando por ganhar com 4,2s de intervalo. Heikkilä chegou ao terceiro lugar final na PEC 9, deixando Eerik Pietarinen (Skoda) para trás.
Top dez final:
