Giandomenico Basso levou de vencida no Rali de Roma Capital, prova do Europeu de Ralis (ERC) que este domingo chegou ao fim em Itália. A competirem em casa, os italianos dominaram, mas Alexey Lukyanuk também teve motivos para sorrir uma vez que alcançou a liderança do campeonato. Aloísio Monteiro terminou em 16.º, enquanto Pedro Antunes fechou a classificação em 43.º.
O rali terminou com dupla passagem na super especial Arena ACI Roma, sendo Andrea Crugnola (Skoda) o mais rápido em ambas. Na PEC 15 foi superior a Łukasz Habaj (Sports Racing Technologies/Skoda) por nove décimas e na PEC 16 superou Hiroki Arai (Team Stard/Citroën) por um segundo exacto. Estes resultados levaram Crugnola ao terceiro lugar final por troca com Lukyanuk, que nas duas passagens pela super-especial foi terceiro e oitavo cedendo um total de 3,7s ao rival italiano. Ainda assim, o quarto lugar absoluto final significou que o russo subiu à liderança do ERC por troca com Habaj, que sofreu um incidente na PEC 6 que o colocou fora da luta pelas posições cimeiras. O polaco somou quatro pontos por ser o quarto na segunda etapa (que congregou as especiais de domingo).
A vitória final foi de Basso. O homem da Loran srl/Skoda tinha uma margem confortável para os dois últimos sectores cronometrados e tratou de fazer a gestão conseguindo ainda ganhar tempo ao seu principal perseguidor, Simone Campedelli (Orange 1 M-Sport/Ford), para terminar com um avanço de 23,3s. Crugnola fechou o pódio a 1m00,3s, tendo feito uma recuperação notável depois do furo sofrido na PEC 4 que o afastou da luta pelo triunfo. Até então, este tinha sido o piloto a liderar. Lukyanuk e Filip Mareš (ACCR Czech Rally Team I/Skoda) completaram o top cinco, com este último a ser vencedor da ERC Nations Cup.
Monteiro foi o melhor luso na classificação final, acabando em 16.º depois dos 14.º e 17.º ‘cronos’ nas PEC 15 e 16. O homem do Skoda inscrito pela FPAK Portugal Team ERC fez um progresso constante ao longo da prova, tendo falhado o top 20 em apenas duas especiais da segunda metade da prova constituída por 16. O piloto ficou ainda em quinto da ERC Nations Cup. Quanto a Antunes, um incidente logo na PEC 1 comprometeu o seu resultado final. Apesar de continuar em prova, o português do Peugeot não conseguiu ir além do 43.º posto, último dos que terminaram. Fechou também as classificações da ERC Nations Cup e do ERC3 e ERC3 Junior, ganhos por Ken Torn (Estonian Autosport Junior Team/Ford).
Top dez final:
