À nona etapa, Stéphane Peterhansel venceu pela primeira vez no Dakar 2021, reforçando assim a sua liderança na classificação. Superou a dupla da Toyota, Nasser Al-Attiyah e Giniel de Villiers.
Rápido e constante, Peterhansel (X-Raid/MINI JCW Buggy) esteve no topo da tabela durante grande parte da tirada e acabou por vencer com 12 minutos de avanço sobre Al-Attiyah. O qatari levou a melhor sobre de Villiers na reta final por 19 segundos. Yazeed Al Rajhi (Overdrive Toyota) e Brian Baragwanath (Century Racing) completaram o top cinco.
Matthieu Serradori (SRT Racing/Century) chegou a comandar à passagem do quilómetro 354, mas acabou por ter problemas no seu carro e perdeu quaisquer chances de lutar pelos lugares cimeiros. Dia positivo para os lusos. Benediktas Vanagas, navegado por Filipe Palmeiro (Inbank Toyota Gazoo Racing Baltics) assinou a nona marca, sendo Ricardo Porém e Jorge Monteiro 12.º no Borgward. Gintas Petrus, com o navegador José Marques (Petrus Kombucha Team/Optimus) não chegou ao fim à hora de redação deste artigo, tendo passado em 35.º no PK390.
Nas contas da geral, Peterhansel tem a vitória na mão: está com 17m50s de avanço sobre Al-Attiyah a três dias do fim. Carlos Sainz (X-Raid/MINI JCW Buggy) é terceiro já a 1h02m25s, continuando o top cinco a ser fechado por Jakub Przygonski (Orlen Team Overdrive Toyota) e Nani Roma (Bahrain Raid Xtreme). Vanagas e Palmeiro mantêm-se em 12.º, ao passo que Porém e Monteiro estão na 20.ª posição tal como antes desta tirada.
Top dez da nona etapa:

Top dez da geral após a nona etapa:
