Sem surpresa, a Toyota vai partir da pole position das 6 Horas de Xangai do Mundial de Resistência (WEC), com o TS050 Hybrid #7 a superar o #8 na qualificação deste sábado. António Félix da Costa larga em quinto entre os LMGTE Pro e Pedro Lamy alinha da pole positio nos LMGTE Am.
Kamui Kobayashi e Mike Conway estabeleceram o tempo médio mais rápido da qualificação deste sábado (1m42,931s) no carro que dividem com José-María López, batendo o registo de Fernando Alonso e Kazuki Nakajima por 0,228s. A Rebellion foi a ‘melhor das outras’ nos LMP1, com André Lotterer e Bruno Senna a levarem o seu R13-Gibson ao terceiro posto a apenas 0,287s do topo. No carro está também Neel Jani.
Quanto aos LMP2, a Jackie Chan DC Racing garantiu a pole position em casa graças a Gabriel Aubry e Ho-Pin Tung, que a bordo do Oreca #38 fizeram um tempo médio de 1m48,888s suficiente para superar os colegas de equipa Jazeman Jaafar e Nabil Jeffri por 0,250s. Seguiu-se outro Oreca, o #31 da Dragonspeed, que na qualificação foi tripulado por Pastor Maldonado e Roberto González.
No que aos LMGTE Pro diz respeito, Olivier Pla e Stefan Mücke asseguraram o tempo mais rápido da qualificação a bordo do Ford #66, dando assim a segunda pole da época. A 0,247s ficou o BMW #81 de Martin Tomczyk e Nicky Catsburg, enquanto Félix da Costa e Tom Blomqvist levaram o outro carro bávaro ao quinto posto a 0,428s do comando.
Paul Dalla Lana e Lamy, a dividirem o Aston Martin #98 em que também está Mathias Lauda, selaram a quinta pole position consecutiva dos LMGTE Am. A dupla luso-canadiana esteve encarregue da qualificação estabelecendo um tempo médio de 2m01,884s que permitiu superar o Porsche #77 da Dempsey-Proton por 0,067s. A bordo do carro alemão estiveram Christian Ried e Matt Campbell.
Resultados:
Resultados por classe: