A Toyota foi a mais rápida também no segundo dia do prólogo do Mundial de Resistência (WEC) em Barcelona. Ambos os carros nipónicos melhoraram na última sessão para consumarem os melhores tempos. O Oreca #22 da United Autosports, com Filipe Albuquerque, foi segundo nos LMP2, ao passo que o Aston Martin #98 de Pedro Lamy foi nono dos LMGTE Am.
O melhor tempo em absoluto foi de 1m29,141s, estabelecido por José María López a bordo do TS050 Hybrid #7 que dividiu com Kamui Kobayashi e Mike Conway. O Toyota #8 ficou em segundo lugar a 0,049s, graças a um registo de Kazuki Nakajima também na última sessão. O japonês foi acompanhado de Brendon Hartley e Sébastien Buemi.
O melhor LMP1 de propulsão convencional foi o Rebellion #1, em que Gustavo Menezes rubricou a melhor marca (1m29,408s) para se colocar em terceiro lugar a 0,267s do melhor dos Toyota. O Ginetta #6 da Team LNT acabou em quarto, tendo sido o mais rápido do carro Luca Ghiotto. O italiano superou assim Bruno Senna, do Rebellion #3.
Em LMP2, Nyck de Vries terminou no topo ao serviço da Racing Team Nederland, impondo-se perante Paul di Resta por 0,057s. O escocês é um dos homens do Oreca #22 da United Autosports no qual também está Albuquerque. O luso foi o quarto mais rápido da categoria no cômputo geral de todos os pilotos, também atrás de André Negrão (Signatech Alpine #36).
Na luta Ferrari/Porsche dos LMGTE Pro, a AF Corse levou a melhor com o Ferrari #71, em que Miguel Molina rubricou a melhor marca da classe em 1m43,593s durante a manhã desta quarta-feira. O espanhol bateu Kevin Estre (Porsche #92) por 0,058s, sendo o terceiro da categoria o Ferrari #51 da AF Corse graças a Alessandro PIer Guidi.
Quanto aos LMGTE Am, a classe contou com o Porsche #57 da Team Project 1 no topo. Matteo Cairoli foi autor do melhor ‘crono’ com escassos 0,056s de avanço face a Thomas Preining (Dempsey Proton/Porsche #88). Também Cairoli foi o responsável por colocar o Porsche #56 em terceiro lugar da geral dos LMGTE Am. No que concerne ao Aston Martin #98, Mathias Lauda foi o mais rápido com a nona marca, ao passo que Lamy foi 14.º entre todos os pilotos da classe a 1,428s do mais rápido.