8.5 C
Lisbon
16 Janeiro 2019
Formula 1

Tost defende corte de “40 a 50 por cento” dos níveis de força aerodinâmica dos F1

Franz Tost defende que os níveis de força aerodinâmica na Fórmula 1 deveriam ser reduzidos, pelo menos, em 40 ou 50 por cento, isto no intuito de melhorar a competição. Este ano, novas regras procuram diminuir alguma da força aerodinâmica dos monolugares, que terão asas dianteiras e ‘bargeboards’ mais simples, bem como outras alterações, de forma a reduzir o efeito de esteira que dificulta aos pilotos seguirem-se de perto.

Ao site Motorsport.com, o chefe de equipa da Toro Rosso sustentou que actualmente há níveis demasiado elevados de força aerodinâmica na F1, que acarretam um impacto negativo na competição em pista:

– Temos muita força aerodinâmica, o que significa elevadas velocidades em curva, ninguém pode seguir por causa do ar sujo atrás e mal temos zonas de travagem. Como deves ultrapassar? Isso significa que a FIA, a FOM – e há pessoas experientes lá como o Ross Brawn, como o Pat Symonds – sabem exactamente o que se deve fazer: baixar a aerodinâmica, a força aerodinâmica”.

Na opinião de Tost, com um corte de 40 a 50 por cento dos níveis actuais o espectáculo poderia melhorar: “Cortaria no mínimo 40 a 50 por cento da força aerodinâmica actual, para tornar o monolugar muito mais instável nas curvas. Depois as pessoas veriam os pilotos a terem de lutar com o monolugar. Os monolugares serão muito mais rápidos em recta, há hipóteses de ultrapassar alguém – devido à travagem aumentada – e podes seguir nas curvas. Estas regras poderiam facilmente ser feitas. Só têm de as querer”.

Créditos da imagem: Getty Images / Red Bull Content Pool

Related posts

Sainz: “Os domingos tornaram-se mais complicados, mas…”

Bernardo Matias

Webber considera que Ricciardo “está numa corda bamba”

Bernardo Matias

Mercedes a três títulos de um recorde da Ferrari: “É um objectivo interessante”, diz Wolff

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com