Qualificação positiva para Tiago Monteiro na Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) em Vila Real. O piloto português alcançou o segundo lugar na grelha de partida da terceira corrida, perdendo apenas para o colega de equipa da KCMG/Honda Attila Tassi, o dominador das três fases da qualificação deste domingo.
A primeira fase da qualificação foi liderada por Tassi, que bateu Kevin Ceccon (Mulsanne Srl/Alfa Romeo) por apenas 50 milésimas. Ma Qinghua, colega do italiano, e Monteiro, ocuparam as posições subsequentes, com Esteban Guerrieri (All-Inkl Münnich/Honda) a ser quinto. Jean-Karl Vernay (Leopard Racing Team Audi Sport) foi 12.º e garantiu a última vaga na Q2 apenas três milésimas na frente de Frédéric Vervisch (Comtoyou Team Audi Sport).
Seguiu-se a segunda fase da qualificação e, mais uma vez, foi a KCMG/Honda em destaque. Tassi voltou a ficar no topo, desta feita 0,198s na frente de Yvan Muller (Cyan Racing Lynk & Co.), ao passo que Monteiro voltou a estar em destaque com o terceiro posto. Também seguiram em frente Rob Huff (Sébastien Loeb Racing Volkswagen) e Yann Ehrlacher (Cyan Performance Lynk & Co.), com o gaulês a bater Vernay por 0,157s para garantir a última vaga na Q3. Refira-se que Qinghua foi o décimo, o que significa que partirá da pole position da segunda corrida graças à inversão das posições.
A qualificação chegou ao fim com a Q3, na qual o mais rápido acabou por ser novamente Tassi. O húngaro foi o último a entrar em pista e garantiu a pole position relegando Monteiro à segunda posição com uma volta em 1m59,808s. O luso teve de se contentar com o segundo posto à partida da terceira prova, que dá boas perspectivas, ficando a 0,141s do topo. Na segunda corrida, alinhará do nono posto da grelha. Ehrlacher, Muller e Huff fecharam o top cinco.