Ao cabo de duas classificativas, Ott Tänak lidera o Rali de Monte Carlo. O Mundial de Ralis (WRC) 2021 está oficialmente em curso e, para já, o homem da Hyundai está a ser o mais forte. A prova ficou marcada por um aparatoso acidente logo na classificativa inaugural, com Teemu Suninen (M-Sport Ford) a perder o controlo do seu Ford Fiesta WRC.
O Rali de Monte Carlo iniciou com a passagem em Saint-Disdier / Corps. Tänak foi o mais rápido a completar os 20,58km cronmetrados batendo Kalle Rovanperä (Toyota) por três segundos exatos. Elfyn Evans (Toyota) foi terceiro a 3,5s, sendo o campeão em título Sébastien Ogier (Toyota) quarto a 3,6s. Thierry Neuville (Hyundai) acabou em quinto a 3,9s.
Seguiu-se a PEC 2, em que Tänak voltou a impor-se face a Rovanperä, desta feita por 0,3s. Assim, o estónio segue no comando com 3,3s de avanço sobre o finlandês. Evans repetiu o terceiro registo e é terceiro a 8,5s. Com a quarta marca, Neuville ultrapassou Ogier – quinto na PEC 2 e na geral – mas ambos estão separados por apenas 0,9s.
No WRC 2, Andreas Mikkelsen (Toksport WRT/Skkoda) começou mais forte superando Adrien Fourmaux (M-Sport Ford) por claros 14,8s na PEC 1. No segundo troço, Fourmaux respondeu, mas só recuperou 5,9s a Mikkelsen e por isso está em segundo a 8,9s. Eric Camilli, num Citroën da equipa lusa Sports & You, é terceiro a 38,7s do topo depois de dois terceiros tempos.
Por outro lado, Yohan Rossel (Citroën) superou Nicolas Ciamin (Citroën) por 10,2s no WRC 3. Na especial seguinte foi terceiro a 14,4s do mais rápido, Yohann Bonato (Citroën), mas na geral Rossel lidera com 7,6s de avanço sobre Ciamin. Bonato é terceiro.
Top dez da geral após a PEC 2:
