Ao cabo de um dia de prova, Ott Tänak lidera o Rali do Ártico Finlândia, segunda ronda do Mundial de Ralis (WRC). Esta sexta-feira decorreram as duas primeiras das dez classificativas, com o estónio a impor-se perto do Círculo Polar Ártico em muita neve macia e gelo.
Aos comandos de um Hyundai, Tänak rubricou os melhores registos nas duas passagens pelo troço de Sarriojärvi. Na PEC 1 superou o colega Craig Breen por 3,6s e na PEC 2 foi 9,8s mais veloz do que o homem da casa Kalle Rovanperä (Toyota). Assim, o campeão de 2019 termina o dia com 16,2s de avanço para Breen, que foi terceiro na PEC 2.
m terceiro segue Rovanperä, sendo o top cinco fechado por Thierry Neuville (Hyundai) e Elfyn Evans (Toyota). A defender o comando do campeonato, Sébastien Ogier (Toyota) teve a tarefa de abrir a estrada e teve um começo difícil, sendo nono a 49,8s do topo.
No WRC 2, Esapekka Lappi (Volkswagen) assinou os melhores registos das duas primeiras classificativas, liderando 13,6s na frente de Nikolay Gryazin (Volkswagen). Emil Lindholm (Skoda) impôs-se no WRC 3 quer na PEC 1, quer na PEC 2, estando neste momento no comando da categoria 10,9s acima de Teemu Ansunmaa (Skoda).
Top dez da geral após a PEC 2:
