Depois de passar a manhã a perder terreno, Ott Tänak entrou em grande na parte da tarde de sábado do Rali de Portugal, ao estabelecer o melhor tempo na segunda passagem por Vieira do Minho. Desta forma, conseguiu voltar a ficar com uma margem mais dilatada na geral.
O estónio da Toyota gastou 12m51,5s para completar os 20,53km da PEC 11, batendo o colega Kris Meeke por um segundo. Thierry Neuville (Hyundai) foi terceiro a 4,5s e, embora tenha perdido tempo na luta pelo terceiro posto do rali, ganhou face a Sébastien Ogier para cimentar o quarto lugar. O gaulês da Citroën foi quarto no troço, à frente de Esapekka Lappi (Citroën).
Teemu Suninen (M-Sport Ford) foi sexto e Dani Sordo (Hyundai) o sétimo com o mesmo tempo de Jari-Matti Latvala (Toyota). Este ficou assim a 14,8s do líder Tänak e viu a sua margem no segundo posto da prova reduzida para 4,6s face a Meeke.
No WRC 2 Pro, Kalle Rovanperä (Skoda) continua a sua supremacia e nesta especial bateu o rival Jan Kopecký (Skoda) por 13,7s passando a ter 50,9s de avanço para o checo na geral da classe. Pierre-Louis Loubet (Skoda) foi o mais rápido no WRC 2 e manteve o terceiro posto, mas está a apenas 9,5s do líder Takamoto Katsuta (Ford) e a duas décimas do segundo classificado Eerik Pietarinen (Skoda). O nipónico fez o sétimo registo da PEC 11, ao passo que o finlandês foi sexto.
Top dez da geral após a PEC 11:
