Ott Tänak chegou ao fim do dia na liderança do Rali da Sardenha, do Mundial de Ralis (WRC), estando a quatro especiais de alcançar novo triunfo. Este sábado o estónio dominou sendo mais rápido de todas as seis classificativas realizadas para se colocar 25,9s na frente de Dani Sordo.
A parte da tarde começou com a PEC 13 (Coiluna-Loelle 2). Tänak (Toyota) bateu Sébastien Ogier (Citroën) por 3,4s, com este já recuperado dos problemas da manhã. Teemu Suninen (M-Sport Ford) foi terceiro, Kris Meeke (Toyota) quarto e Sordo (Hyundai) quinto, cedendo 4,2s a Tänak.
Na segunda passagem em Monti di Ala’ para a 14.ª especial, Tänak voltou a impor-se, desta feita por 6,8s perante Suninen, ao passo que o terceiro tempo custou 7,1s a Sordo. Com o sexto crono, Andreas Mikkelsen (Hyundai) aproximou-se do quarto da geral, Elfyn Evans (M-Sport Ford).
A PEC 15 (Monte Lerno 2) encerrou o dia de sábado e Tänak voltou a ter a supremacia, ao ficar 5,1s na frente de Suninen. Thierry Neuville (Hyundai) rubricou a terceira marca, Esapekka Lappi (Citroën) foi quarto e Sordo quinto a 8,2s. Assim, Tänak está agora 25,9s acima do espanhol na geral.
Suninen prossegue tranquilo em terceiro da geral, a 17s exactos do vice-líder. Evans fez a sétima marca da 15.ª especial e cimentou o quarto posto, mas tem apenas 7,9s de avanço para Mikkelsen. Neuville subiu ao quinto lugar do rali, aproveitando bem os problemas de Meeke nesta PEC 15.
Ole Christian Veiby (Skoda) venceu as duas primeiras especiais da tarde no WRC 2, enquanto Takamoto Katsuta (Ford) foi o mais forte na PEC 15 passando a liderar. Isto porque Pierre Louis-Loubet (Skoda), que tinha uma margem substancial no comando até então, sofreu um atraso significativo e caiu para o segundo posto. Está a 18,6s de Katsuta.
Por fim, no WRC 2 Pro, Mads Østberg (Citroën) foi o mais forte nas três classificativas da tarde deste sábado, o que não lhe valeu de muito devido aos problemas que teve ontem. Kalle Rovanperä (Skoda) defendeu e aumentou a sua vantagem no comando, estando agora 26,1s acima de Jan Kopecký (Skoda).
Top dez da geral após a PEC 15:
