Ao fim de oito etapas, troca de líder no Dakar em camiões… mas mantém-se a Kamaz no topo. Dimitry Sotnikov ganhou a tirada desta terça-feira e tirou o melhor partido possível do atraso do seu colega Eduard Nikolaev para assumir a dianteira da prova com quase meia hora de margem.
Nesta etapa, Sotnikov bateu de forma clara Siarhei Viazovich (MAZ) por 23m13s. Gerard de Rooy, em Iveco, liderou durante alguns quilómetros mas acabou por ceder no segundo troço cronometrado e não foi além do terceiro tempo a 25m09s da frente. Federico Villagra, noutro Iveco, ficou com o quarto registo e Janus van Kasteren levou o seu Renault a quinto.
Nikolaev ficou preso na areia numa fase inicial da etapa e perdeu vários minutos. Chegou a estar a uma hora de Sotnikov, recuperando ligeiramente na parte final para terminar a 59m43s do compatriota russo. No entanto, esteve longe de ser o suficiente para continuar no comando da prova.
Agora, a duas etapas do fim, as contas dos camiões estão diferentes. Sotnikov possui 26m49s de margem face a Nikolaev, ao passo que de Rooy continua em terceiro mas está agora mais perto da liderança – a 1h07m43s. Villagra e Ales Loprais (Tatra) continuam a fechar o top cinco.
Top cinco da oitava etapa:

Top cinco da geral:

Créditos da imagem de capa: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool