Dani Sordo é líder do Rali da Sardenha após o final do primeiro dia, já com uma das margens mais significativas da prova até ao momento. O homem da Hyundai está 10,8s na frente de Teemu Suninen ao cabo das nove primeiras classificativas (oito, devido ao cancelamento da PEC 7). O rali conta para o Mundial de Ralis (WRC).
Depois do cancelamento da PEC 7, Sordo foi o mais rápido na segunda passagem em Tergu-Osilo batendo Juho Hänninen (Toyota) por 1,5s, conseguindo assim isolar-se no comando uma vez que Ott Tänak (Toyota) foi quinto a 4,7s. Também à frente do estónio ficaram Esapekka Lappi, num Citroën, e Jari-Matti Latvala (Toyota). O top cinco da geral não sofreu mais nenhuma alteração neste troço.
O dia terminou com a PEC 9 (Monte Baranta 2), troço no qual Andreas Mikkelsen (Hyundai) se impôs a Lappi por apenas uma décima. Sordo rubricou a terceira marca e assim não só manteve a dianteira como dilatou a sua margem face ao segundo classificado para 10,8s. Agora, é perseguido por Suninen (M-Sport Ford), quarto mais rápido da especial na frente de Kris Meeke (Toyota).
Elfyn Evans (M-Sport Ford) foi sexto e, mais abaixo, Tänak ficou em oitavo da PEC 9. Assim, o estónio perdeu o terceiro lugar da geral para Suninen e está a 11,2s do topo. Mikkelsen, por seu turno, passou para quarto por troca com Evans. Latvala teve problemas e ficou fora da contenda neste troço, num dia em que também Sébastien Ogier ficou arredado da discussão das melhores posições depois de danificar a suspensão do seu Citroën na PEC 5.
No WRC 2, Pierre Louis-Loubet (Skoda) impôs-se na PEC 8, mas na seguinte teve problemas e Nikolay Gryazin (Skoda) aproveitou fazendo o melhor tempo da classe para passar para a frente. Tem 36,2s de avanço face a Takamoto Katsuta (Ford). Já em WRC 2 Pro, Mads Østberg (Citroën) venceu os últimos dois troços de sexta-feira, mas a liderança da geral ainda pertence a Kalle Rovanperä. No entanto,o finlandês do Skoda está apenas seis décimas à frente de Jan Kopecký (Skoda), que terminou o dia a recuperar.