Sergio Pérez foi o mais rápido à chuva no primeiro treino livre para o GP de Itália de Fórmula 1. O piloto da Racing Point Force India rodou em 1m34,000s, batendo Kimi Räikkönen (Ferrari) por mais de meio segundo nesta que foi a sessão inaugural em Monza.
Numa sessão marcada pelas condições de piso molhado devido à chuva mas com a pista a secar na parte final, existiram várias surpresas na tabela de tempos, como por exemplo os dois Toro Rosso entre os seis primeiros classificados ou Lewis Hamilton (Mercedes) e Sebastian Vettel (Ferrari) fora do top dez, sendo naturalmente uma sessão em nada representativa do que poderá acontecer no resto do fim-de-semana.
No começo da sessão, os pilotos rodaram com pneus para chuva forte, antes de começarem a apostar nos intermédios. À medida que as condições melhoravam, os tempos iam descendo. A meio do treino, Valtteri Bottas liderava na frente do colega Hamilton, antes de Max Verstappen (Red Bull) chegar ao comando. O holandês manteve-se na dianteira até aos últimos minutos do treino.
Já perto do fim, Brendon Hartley (Toro Rosso) assumiu a liderança com uma volta em 1m35,207s com o seu colega Pierre Gasly a ficar em segundo. O francês foi depois ultrapassado pelo Red Bull de Daniel Ricciardo e o trio acabou superado por Räikkönen e pelos Racing Point Force India de Esteban Ocon e Pérez. O mexicano rodou em 1m34,000s na sua derradeira volta para ficar no topo do treino.
Em segundo ficou Räikkönen, enquanto Ocon fez o terceiro tempo. Hartley e Ricciardo fecharam o top cinco, seguindo-se Gasly e Verstappen. A Renault colocou ambos os pilotos entre os dez primeiros com Carlos Sainz em oitavo e Nico Hülkenberg em nono. Bottas foi o melhor homem da Mercedes em décimo, logo à frente do colega Hamilton. Vettel quedou-se pelo 17.º posto.
Tempos:
Fonte da imagem de capa: twitter.com/forceindiaf1