8.5 C
Lisbon
16 Janeiro 2019
Dakar

Sébastien Loeb triunfou na quinta etapa do Dakar; Al-Attiyah conservou a liderança

Sébastien Loeb confirmou a supremacia na quinta etapa do Dakar e encerrou a etapa maratona com o triunfo. Superou de forma clara Nasser Al-Attiyah, que com o segundo lugar reforçou o comando da prova e ainda ganhou minutos preciosos ao seu principal perseguidor, Stéphane Peterhansel.

Desde o waypoint 4 que Loeb, no Peugeot da PH-Sport, esteve na liderança. Até então esteve atrás de Carlos Sainz (MINI JCW Buggy), que acabou por perder tempo ainda num estágio inicial e acabou a mais de 43 minutos do topo. Daí em diante, Al-Attiyah foi quem mais perto esteve de Loeb, mas o homem da Toyota foi perdendo tempo e chegou a passar no penúltimo waypoint a mais de 11 minutos. No fim, ficou a 10m22s.

Terceiro lugar para Nani Roma no melhor dos MINI de tracção integral, com o espanhol já a mais de 24 minutos do topo. Seguiu-se Peterhansel, que depois de rodar grande parte do percurso entre os três mais rápidos perdeu tempo na fase final: ficou imobilizado depois dos 478km (tal como Loeb, Al-Attiyah e Roma) mas perdeu mais tempo do que os rivais e acabou a cerca de 16 minutos de Al-Attiyah.

O top cinco foi encerrado pelo MINI All4 Racing de Jakub Przygonski, que assim continua a prestação sólida. Mais atrás, Boris Garafulic, navegado pelo luso Filipe Palmeiro, esteve sempre perto ou dentro do top dez, mas acabou fora dessa zona, ao que tudo indica em 11.º.

Nas contas da geral, Al-Attiyah conseguiu ganhar uma margem mais tranquila para o dia de descanso: está agora 24m42s na frente de Peterhansel, que é a margem com que vai iniciar a segunda semana. Roma, Przygonski e Loeb completam o lote dos cinco primeiros, estando separados por menos de seis minutos na luta pelo terceiro posto da classificação. Garafulic deverá conservar o nono posto.

De referir que estes resultados podem sofrer alterações: entretanto, a organização anunciou que a etapa dos carros, side-by-side e camiões é interrompida após CP3 (425km) por motivos de segurança devido ao nevoeiro denso, ficando pouco claro como se irá organizar a classificação tendo em conta que já existiram vários pilotos a passar esse ponto.

Créditos da imagem de capa: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool

Related posts

Van Den Brink triunfa e comanda Dakar em camiões

Bernardo Matias

VÍDEO: Directo da cerimónia de início do Dakar 2018

Bernardo Matias

Nona etapa do Dakar está cancelada

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com