A Renault está a tentar ter Fernando Alonso a testar em Abu Dhabi no final do ano. O piloto regressará à Fórmula 1 em 2020 depois de duas temporadas de ausência – embora tenha permanecido em atividade noutras formas de automobilismo.
A intenção da Renault, que está em contacto com a FIA sobre o assunto, é poder ter o espanhol a rodar nos testes destinados aos jovens pilotos depois do fim da temporada em Abu Dhabi. Esses estão reservados a pilotos que disputaram um máximo de dois Grandes Prémios na classe rainha, pelo que Alonso não cumpre os critérios.
No entanto, o bicampeão do mundo poderá estar em ação caso obtenha uma aprovação excecional da FIA. Ao site Motorsport.com, o chefe de equipa da Renault, Cyril Abiteboul, afirmou: ‘Inicialmente a abordagem foi pilotar quando pilotar. Mas agora tenho a sensação que ele está mesmo ansioso por ter uma hipótese, mesmo no monolugar atual. Portanto estamos a procurar uma oportunidade de o fazer, mas sendo muito sensatos’.
O responsável francês considera que Alonso não precisa de rodar em treinos livres tendo em conta a exposição, pelo que são os testes que estão em cima da mesa: ‘Não estou a falar sobre qualquer F1 porque honestamente ele não precisa disso, não precisa da exposição de um FP1. […]. Mas gostaríamos de o ver no monolugar porque consigo sentir que ele está ansioso. Precisamos de ver se isso pode acontecer com base nos critérios para os testes. Portanto, estamos a falar com a FIA acerca disso’.