Marco Wittmann foi autor de uma recuperação notável na primeira corrida do DTM em Misano. Depois de partir de 18.º e último devido a problemas de motor na qualificação, o homem da BMW levou de vencida, beneficiando em grande medida da estratégia adoptada e a um safety car.
Logo no fim da volta inicial, Wittmann (BMW Team RMG) fez a sua paragem nas boxes obrigatória tendo de aguentar os mesmos pneus durante 38 voltas. No início, um período de safety car durou três voltas, o que permitiu ao germânico começar a ganhar posições após esse período.
Quando estavam decorridas 13 voltas, Wittmann já estava entre o top dez. René Rast (Audi Sport Team Rosberg) foi líder na fase inicial da prova, mas quando fez a paragem nas boxes sofreu o mesmo destino dos seus perseguidores, sendo ultrapassado por Wittmann.
Ao estar em primeiro lugar, o alemão começou por ter Ferdinand Habsburg (R-Motorsport/Aston Martin) como perseguidor, uma vez que o austríaco usou uma estratégia diferente. Rast acabou por conseguir superar o rival na sequência de um erro do mesmo na curva dez para ir em busca de Wittmann. Nessa altura a desvantagem já era superior a 20 segundos.
Rast ainda conseguiu encurtar distâncias, mas terminou a 8,238s e assim teve de se contentar com o segundo posto. Loïc Duval (Audi Sport Team Phoenix) terminou em terceiro, tendo também superado Habsburg em pista antes de este parar nas boxes. Bruno Spengler (BMW Team RMG) ficou em quarto, sendo o top cinco fechado por Nico Müller (Audi Sport Team Abt Sportsline).
Destaque ainda para Andrea Dovizioso. O piloto de MotoGP, numa participação wild-card pela WRT Team Audi Sport, concluiu a prova em 12.º falhando os lugares pontuáveis por pouco mais de oito segundos.
Resultados:
