O Mundial de Ralis (WRC) viu grande parte dos seus ralis deste ano serem cancelados devido à pandemia do novo coronavírus. Por esse motivo, está agora a considerar incluir provas que não estavam nos planos originais, até mesmo ralis do Europeu de Ralis (ERC).
Há apenas cinco ralis ainda não cancelados (três nas datas originais e dois adiados sem nova data definida), além dos três que já foram disputados. E das cinco jornadas restantes, há sérias dúvidas sobre a realização daquelas que são fora da Europa – Argentina e Japão.
No contexto atual, estão a ser consideradas diversas possibilidades para salvar a época, explicou o promotor Oliver Ciesla à SVT: ‘Estamos a olhar para todas as opções possíveis. Veremos quais são os fins de semana disponíveis e quanto tempo precisamos para ir de um evento para o outro. A logística é um fator muito limitativo e um obstáculo no nosso campeonato. A consequência disso é que particularmente estamos à procura de alternativas dentro da Europa’.
A segurança é outro elemento fundamental, realçou Ciesla, esclarecendo que juntando todas as limitações deverão ser possíveis quatro a cinco rondas: ‘Outro aspeto que precisamos de garantir é que os padrões de segurança estão ao nível de campeonato do mundo. A segurança permanece um objetivo elevado e isto limita um pouco as opções. Tirando o aspeto da logística para chegar a um ponto em que talvez seja melhor na Europa continental em vez de uma ilha, isto reduz as nossas oportunidades para quatro ou cinco ralis’.
Segundo Ciesla, provas com experiência de ERC ou que foram candidatas ao WRC estão em cima da mesa: ‘Estes podem ser ralis que adquiriram experiência ao fazerem parte do ERC, ou que já têm estado em contacto connosco enquanto procurávamos observá-los como ralis candidatos. Há já vários eventos que identificámos e não ficariam surpreendidos por estarmos já a conversar com todos eles para vermos tão rapidamente quanto possível o que é possível e quais são os limites’.