O Rali de Monte Carlo pode estar mais perto de se concretizar como o planeado, de 21 a 24 de janeiro. A prova tem estado em dúvida devido à situação de pandemia, particularmente grave na região de França por onde vai passar, mas a lista de inscritos já existe e as autoridades locais autorizam que o planeamento continue.
O site dirtfish.com adianta que o governo regional de Gap reuniu-se na última quarta-feira e nesta fase há «luz verde» para o Rali de Monte Carlo. No entanto, fonte citada pelo referido site adianta que ainda há que esperar por uma decisão do Conselho de Defesa e da Saúde prevista para o próximo dia 13 de janeiro – em que tudo pode mudar pelo governo francês.
Em causa está o expectável adiamento das decisões acerca de reabrir as áreas de esqui da região dos Hautes-Alpes e outras nos Alpes franceses até essa reunião da próxima quarta-feira. Logo no dia a seguir deverá abrir o parque de assistência do rali em Gap com a chegada das equipas, enquanto os reconhecimentos deverão começar a 18 de janeiro.
A verdade é que a pandemia não está a ter uma evolução positiva em França, assim como acontece em vários países da Europa e do mundo. As autoridades francesas decidiram esta sexta-feira manter fechadas as fronteiras com o Reino Unido – de onde vêm pilotos como Elfyn Evans e equipas como a M-Sport Ford.