O Rali de Monte Carlo avança mesmo esta semana nas datas previstas, de 21 a 24 de janeiro, abrindo a época do Mundial de Ralis (WRC). No entanto, será muito diferente do habitual, devido à ausência de público no local, ao itinerário ligeiramente diferente e ao recolher obrigatório imposto.
A região Hautes-Alpes emitiu um documento legal que prevê a abertura das classificativas apenas para os comissários de prova e residentes no local com permissão, com multas de 135 euros para os infratores. Já quem organizar ajuntamentos de adeptos em propriedades privadas incorre em investigação por colocar em perigo a vida de terceiros e as classificativas podem até acabar canceladas pela organização. De acordo com o site dirtfish.com também foi cancelado o shakedown.
O Automobile Club de Monaco esclarece que os próprios horários do Rali de Monte Carlo foram reorganizados. Isto de modo a que seja respeitado o recolher obrigatório às 18h00 (hora local menos uma em Portugal Continental), imposto pelas autoridades. Assim sendo, na quinta-feira a última classificativa começa às 15h06, na sexta-feira o último troço arranca às 13h38, no sábado às 12h08 e no domingo a derradeira classificativa é como habitualmente às 12h18.