• Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
Quarta-feira, Janeiro 20, 2021
  • Login
AutoRacing
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
AutoRacing
No Result
View All Result

Problemas de Tänak entregam triunfo do Rali da Sardenha a Dani Sordo, que quebra longo ‘jejum’

by Bernardo Matias
17 Junho 2019
in Destaques, Resultados, WRC
0
Problemas de Tänak entregam triunfo do Rali da Sardenha a Dani Sordo, que quebra longo ‘jejum’

Créditos: Hyundai Motorsport GmbH

76
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Triunfo de Dani Sordo no Rali da Sardenha, com o piloto da Hyundai a aproveitar um azar de Ott Tänak na derradeira classificativa. Assim, bateu Teemu Suninen e Andreas Mikkelsen nesta última prova do Mundial de Ralis (WRC) antes da pausa de Verão. É a primeira vitória do espanhol desde 2013.

Depois de ficar com 26,7s de avanço, na Power Stage final (Sassarri-Argentiera 2) Tänak não tinha de correr riscos depois de estar no controlo das operações desde sábado. Contudo, foi vítima de problemas de direcção assistida no seu Toyota e desceu ao quinto posto final, suficiente para arrebatar a liderança do campeonato. Sordo passou a liderar e ganhou o rali, embora não tenha ido além do nono registo da PEC 19.

A vitória no troço foi de Mikkelsen (Hyundai), que somou cinco pontos adicionais e ainda levou a melhor na luta contra Elfyn Evans (M-Sport Ford) por aquele que se transformou no terceiro lugar final graças aos problemas de Tänak. Sébastien Ogier (Citroën) fez o segundo tempo, o que pouco importa para a classificação final mas permite-lhe somar quatro pontos adicionais preciosos para a luta no WRC. Neuville foi terceiro e terminou o rali em sexto, insuficiente para passar Tänak no Mundial. Jari-Matti Latvala (Toyota) e Evans também pontuaram na Power Stage.

Mads Østberg (Citroën) venceu a PEC 19 no WRC 2 Pro ao superar Kalle Rovanperä (Skoda) por 7,7s, sendo o triunfo final da classe do finlandês que concluiu 24,6s acima de Jan Kopecký. Em termos de WRC 2, Marco Wilkinson Bulacia (Skoda) terminou com o melhor tempo da PEC 19 superando Ole Christian Veiby (Volkswagen) por quatro segundos. O sexto lugar foi suficiente para Pierre-Louis Loubet (Skoda) levar de vencida na categoria. Bateu Kajetan Kajetanowicz (Skoda) por 41,7s. Simone Tempestini (Hyundai) completou o top três da classe.

O resumo do rali
Sébastien Ogier foi o primeiro líder da prova italiana, mas rapidamente Suninen tomou conta das operações na sexta-feira de manhã, enquanto o gaulês teve um incidente que o afastou das posições cimeiras em definitivo. Na parte final da manhã de sexta-feira, Suninen perdeu ímpeto e a luta passou a ser a três entre Jari-Matti Latvala (Toyota), Tänak e Dani Sordo (Hyundai). Contudo, logo ao início da tarde Latvala teve problemas e ficou fora da contenda, enquanto Suninen reentrou, tal como seu colega Evans.

No fim do dia inaugural, Sordo liderava com 10,8s de avanço face a Suninen e Tänak era terceiro a 11,2s, o que deixava tudo em aberto. O equilíbrio viria a desaparecer no dia de ontem, em que Tänak foi avassalador ganhando as seis classificativas para ganhar uma margem importante. Sordo estava sólido em segundo e Suninen em terceiro. Ogier teve mais problemas logo numa fase inicial do dia.

Este domingo, Tänak parecia encaminhado para ganhar o rali, mas os problemas de direcção assistida no último troço deitaram tudo por terra. Aproveitou Sordo, que à margem de problemas herdou o comando para ganhar. Suninen e Mikkelsen fecharam o pódio, com o norueguês a superar Evans também no último troço. O top cinco foi encerrado por Neuville, que fez uma recuperação gradual e passa a ser vice-líder do campeonato. Embora não tenha terminado no top dez, o segundo posto na Power Stage foi útil para Ogier não ficar mais distante da liderança do WRC (passou de primeiro para segundo, estando a quatro pontos de Tänak).

Quanto ao WRC 2 Pro, ainda houve luta entre Rovanperä e Kopecký durante a manhã de sexta-feira, mas daí em diante o finlandês assumiu o controlo das operações, sobretudo ontem em que esteve sempre a dilatar o seu avanço apesar de Mads Østberg ser o dominador das especiais (o norueguês do Citroën) já tinha perdido bastante tempo sexta-feira e estava fora da luta pelo triunfo). Østberg ganhou todos os troços também este domingo, mas Rovanperä manteve-se à margem de Kopecký o suficiente para vencer.

No WRC 2, Loubet esteve com a liderança muito sólida desde cedo (chegou a ter mais de um minuto de avanço), mas cedeu na PEC 15 e viu-se ultrapassado por Takamoto Katsuta (Ford), o japonês do Ford que passou a ser segundo na PEC 10 graças ao abandono de Nikolay Gryazin (Skoda). Depois, aproveitou o contratempo de Loubet para chegar ao topo, mas esta manhã viu o seu carro incendiar-se e assim Loubet conseguiu recuperar o comando para ganhar à frente de Kajetanowicz.

Top dez final:

Tags: Dani SordoHyundai WRTRali da SardenhaRali da Sardenha 2019WRC
ADVERTISEMENT
Previous Post

Todt acredita que ainda pode encontrar-se solução para evitar sobreposição de datas entre WEC e Fórmula E

Next Post

Responsáveis do GP de França acreditam que problemas de tráfego não se vão repetir em 2019

Bernardo Matias

Related Posts

Neuville: ‘Monte Carlo é sempre um rali complicado para começar a época’
WRC

Neuville: ‘Monte Carlo é sempre um rali complicado para começar a época’

20 Janeiro 2021
Época do WRC prestes a começar: Percurso e horários de um Rali de Monte Carlo diferente
Destaques

Época do WRC prestes a começar: Percurso e horários de um Rali de Monte Carlo diferente

20 Janeiro 2021
Elfyn Evans ao ataque do título do WRC que lhe fugiu por pouco em 2020
WRC

Elfyn Evans ao ataque do título do WRC que lhe fugiu por pouco em 2020

20 Janeiro 2021
Tänak: ‘É a primeira prova do ano, estás sempre um pouco mais ansioso, nervoso e incerto’
WRC

Tänak: ‘É a primeira prova do ano, estás sempre um pouco mais ansioso, nervoso e incerto’

19 Janeiro 2021
Ogier começa defesa do título do WRC em Monte Carlo
WRC

Ogier começa defesa do título do WRC em Monte Carlo

19 Janeiro 2021
Rali de Ypres merece ser considerado para o WRC, defende a FIA
WRC

Datas do Rali de Ypres definidas

18 Janeiro 2021
Next Post
Responsáveis do GP de França acreditam que problemas de tráfego não se vão repetir em 2019

Responsáveis do GP de França acreditam que problemas de tráfego não se vão repetir em 2019

FIA Motorsport Games, os Jogos Olímpicos do automobilismo, avançam em 2019

FIA Motorsport Games, os Jogos Olímpicos do automobilismo, avançam em 2019

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

POPULAR NEWS

  • Já não há ‘totalistas’ na F1 em 2018

    Revelados os horários de todos os GP de F1 em 2019

    48 shares
    Share 48 Tweet 0
  • VÍDEO: Arrepiante acidente de Grosjean no GP do Bahrein

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VÍDEO: Violento acidente de Hubert e Correa levou ao cancelamento da primeira corrida de F2 em Spa

    936 shares
    Share 936 Tweet 0
  • Conhecidos os horários do GP de Portugal de F1

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Miguel Barbosa: ‘Há um ambiente muito mais saudável no nacional de ralis’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
AutoRacing

O melhor do desporto motorizado internacional e nacional

Powered by

Copyright © 2019 AutoRacing, All Rights Reserved

Follow Us

No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos

© 2019 AutoRacing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In