Triunfo de Dani Sordo no Rali da Sardenha, com o piloto da Hyundai a aproveitar um azar de Ott Tänak na derradeira classificativa. Assim, bateu Teemu Suninen e Andreas Mikkelsen nesta última prova do Mundial de Ralis (WRC) antes da pausa de Verão. É a primeira vitória do espanhol desde 2013.
Depois de ficar com 26,7s de avanço, na Power Stage final (Sassarri-Argentiera 2) Tänak não tinha de correr riscos depois de estar no controlo das operações desde sábado. Contudo, foi vítima de problemas de direcção assistida no seu Toyota e desceu ao quinto posto final, suficiente para arrebatar a liderança do campeonato. Sordo passou a liderar e ganhou o rali, embora não tenha ido além do nono registo da PEC 19.
A vitória no troço foi de Mikkelsen (Hyundai), que somou cinco pontos adicionais e ainda levou a melhor na luta contra Elfyn Evans (M-Sport Ford) por aquele que se transformou no terceiro lugar final graças aos problemas de Tänak. Sébastien Ogier (Citroën) fez o segundo tempo, o que pouco importa para a classificação final mas permite-lhe somar quatro pontos adicionais preciosos para a luta no WRC. Neuville foi terceiro e terminou o rali em sexto, insuficiente para passar Tänak no Mundial. Jari-Matti Latvala (Toyota) e Evans também pontuaram na Power Stage.
Mads Østberg (Citroën) venceu a PEC 19 no WRC 2 Pro ao superar Kalle Rovanperä (Skoda) por 7,7s, sendo o triunfo final da classe do finlandês que concluiu 24,6s acima de Jan Kopecký. Em termos de WRC 2, Marco Wilkinson Bulacia (Skoda) terminou com o melhor tempo da PEC 19 superando Ole Christian Veiby (Volkswagen) por quatro segundos. O sexto lugar foi suficiente para Pierre-Louis Loubet (Skoda) levar de vencida na categoria. Bateu Kajetan Kajetanowicz (Skoda) por 41,7s. Simone Tempestini (Hyundai) completou o top três da classe.
O resumo do rali
Sébastien Ogier foi o primeiro líder da prova italiana, mas rapidamente Suninen tomou conta das operações na sexta-feira de manhã, enquanto o gaulês teve um incidente que o afastou das posições cimeiras em definitivo. Na parte final da manhã de sexta-feira, Suninen perdeu ímpeto e a luta passou a ser a três entre Jari-Matti Latvala (Toyota), Tänak e Dani Sordo (Hyundai). Contudo, logo ao início da tarde Latvala teve problemas e ficou fora da contenda, enquanto Suninen reentrou, tal como seu colega Evans.
No fim do dia inaugural, Sordo liderava com 10,8s de avanço face a Suninen e Tänak era terceiro a 11,2s, o que deixava tudo em aberto. O equilíbrio viria a desaparecer no dia de ontem, em que Tänak foi avassalador ganhando as seis classificativas para ganhar uma margem importante. Sordo estava sólido em segundo e Suninen em terceiro. Ogier teve mais problemas logo numa fase inicial do dia.
Este domingo, Tänak parecia encaminhado para ganhar o rali, mas os problemas de direcção assistida no último troço deitaram tudo por terra. Aproveitou Sordo, que à margem de problemas herdou o comando para ganhar. Suninen e Mikkelsen fecharam o pódio, com o norueguês a superar Evans também no último troço. O top cinco foi encerrado por Neuville, que fez uma recuperação gradual e passa a ser vice-líder do campeonato. Embora não tenha terminado no top dez, o segundo posto na Power Stage foi útil para Ogier não ficar mais distante da liderança do WRC (passou de primeiro para segundo, estando a quatro pontos de Tänak).
Quanto ao WRC 2 Pro, ainda houve luta entre Rovanperä e Kopecký durante a manhã de sexta-feira, mas daí em diante o finlandês assumiu o controlo das operações, sobretudo ontem em que esteve sempre a dilatar o seu avanço apesar de Mads Østberg ser o dominador das especiais (o norueguês do Citroën) já tinha perdido bastante tempo sexta-feira e estava fora da luta pelo triunfo). Østberg ganhou todos os troços também este domingo, mas Rovanperä manteve-se à margem de Kopecký o suficiente para vencer.
No WRC 2, Loubet esteve com a liderança muito sólida desde cedo (chegou a ter mais de um minuto de avanço), mas cedeu na PEC 15 e viu-se ultrapassado por Takamoto Katsuta (Ford), o japonês do Ford que passou a ser segundo na PEC 10 graças ao abandono de Nikolay Gryazin (Skoda). Depois, aproveitou o contratempo de Loubet para chegar ao topo, mas esta manhã viu o seu carro incendiar-se e assim Loubet conseguiu recuperar o comando para ganhar à frente de Kajetanowicz.
Top dez final:
