Stéphane Peterhansel superiorizou-se esta segunda-feira na sétima etapa do Dakar e mostrou que ainda está na luta pela vitória nos carros, ao baixar para menos de meia hora a desvantagem face a Nasser Al-Attiyah. O piloto do Toyota continua na frente da prova apesar do quarto tempo de hoje.
Para ganhar, Peterhansel (MINI JCW Buggy) completou os 331km cronometrados em 4h00m01s, sendo 4m33s mais rápido do que Nani Roma (MINI All4 Racing). Os dois homens da X-Raid estiveram acima da concorrência durante toda a tirada, discutindo o triunfo entre si. O espanhol ainda chegou a liderar, mas desde o waypoint 3 que Peterhansel passou sempre como o mais rápido.
Carlos Sainz, noutro MINI JCW Buggy, foi terceiro, posição em que rodou durante grande parte da tirada, concluindo a 9m28s da frente. Al-Attiyah só chegou ao top cinco na parte final e perdeu 11m58s para Peterhansel. Cyril Desprès, em MINI JCW Buggy, fechou o lote dos cinco mais rápidos. Um problema eléctrico no Peugeot no começo da etapa custou vários minutos a Loeb, que ainda conseguiu recuperar para minimizar as perdas que mesmo assim foram significativas. Boris Garafulic, navegado pelo luso Filipe Palmeiro, foi o 14.º a 42m34s da frente.
Agora, na geral, Al-Attiyah está 29m16s na frente de Peterhansel, o novo vice-líder. Roma ascendeu a terceiro e encontra-se a 37m59s do primeiro classificado, enquanto Loeb desceu a quarto e segue agora a mais de 54 minutos – o que torna a vitória final numa ‘miragem’. Desprès fecha o top cinco. Quanto a Garafulic, alcançou o 19.º posto da geral.
Top dez da sétima etapa:

Top dez da geral:

Créditos da imagem de capa: Florent Gooden / DPPI / Red Bull Content Pool