• Home
  • WRC
  • Ott Tänak de regresso aos triunfos ao ganhar o Rali da Finlândia
Destaques Resultados WRC

Ott Tänak de regresso aos triunfos ao ganhar o Rali da Finlândia

Triunfo de Ott Tänak no Rali da Finlândia, com o homem da Toyota a voltar da melhor forma depois da pausa de Verão do Mundial de Ralis (WRC). Foi o líder durante quase toda a prova, distanciou-se de forma considerável no sábado e geriu a vantagem este domingo, terminando com o melhor tempo da Power Stage para garantir o triunfo inequivocamente. Mads Østberg (Citroën) e Jari-Matti Latvala (Toyota) fecharam o pódio.

Com Tänak seguro na liderança, as grandes questões na Power Stage eram saber quem somava os pontos extra e como ficaria a luta pelo segundo posto. Tänak foi o mais rápido cinco décimas na frente de Østberg para selar os cinco pontos adicionais e assim somar pontuação máxima no rali. O norueguês bateu Jari-Matti Latvala por três décimas nesta segunda passagem por Ruuhimäki assegurando assim o segundo posto final por 2,8s. O finlandês teve de se contentar com o lugar mais baixo do pódio.

Thierry Neuville (Hyundai) foi quarto e somou dois pontos adicionais além de selar o nono posto final do rali, enquanto Sébastien Ogier (M-Sport Ford) ficou com o ponto do quinto tempo na Power Stage para selar a mesma posição na geral final. Hayden Paddon, em Hyundai, rubricou a nona marca da derradeira especial, mas foi o suficiente para assegurar a quarta posição no rali.

O resumo breve do rali
O Rali da Finlândia foi quase sempre liderado por Tänak, mas ao longo do dia de sexta-feira o estónio travou um intenso duelo com Østberg, que também passou pelo topo da geral. Latvala era um ‘espectador’ atento no terceiro lugar, mas acabou por ficar mais distante da frente à medida que sexta-feira avançava.

No sábado, a Toyota e Tänak não deram quaisquer hipóteses. O piloto entrou a ganhar as quatro primeiras especiais do dia, enquanto Østberg teve algumas dificuldades para conseguir um ritmo ideal e perdeu bastante tempo, o que deixou o seu rival tranquilo no comando. A margem de Tänak continuou a crescer ao longo do dia de ontem, enquanto Østberg começou a ter de se preocupar na defesa do segundo posto face a Latvala – vencedor da PEC 16.

Este domingo, Tänak só precisou de gerir a vantagem, o que fez com sucesso para levar de vencida. Østberg acabou com Latvala bastante perto, mas conseguiu conservar uma curta vantagem que se cifrou em 2,8s no final. O norueguês devolveu assim a Citroën aos pódios do WRC. Hayden Paddon levou o seu Hyundai ao quarto lugar.

Depois do tempo perdido na fase inicial da prova, Ogier acabou por conseguir assegurar o quinto lugar final 4,2s na frente do colega da M-Sport Ford Teemu Suninen. Beneficiou também do acidente de Esapekka Lappi (Toyota) na PEC 20, ele que dominara a tarde de sábado. Mais atrás, depois de um incidente na PEC 5 o ter atrasado irremediavelmente, Neuville esteve constantemente no final do top dez dos troços, concluindo a prova em nono – resultado que lhe permite continuar na frente do Mundial.

No WRC 2, Kalle Rovanperä (Skoda) foi o grande dominador ao longo da maioria da prova, mas sofreu um atraso nas últimas duas especiais de sábado e ‘entregou’ a vitória a Eerik Pietarinen (Skoda). Este, quando chegou ao topo depois de ser vice-líder da classe durante maior parte do rali, encontrou-se com uma margem superior a um minuto para Jari Huttunen (Hyundai), fazendo uma boa gestão ao longo de domingo para alcançar o triunfo.

Top dez da geral final:

Créditos da imagem de capa: Jaanus Ree/Red Bull Content Pool

Related posts

Mikkelsen ambiciona lutar pelo WRC na primeira época inteira com a Hyundai

Bernardo Matias

Latvala fora do Rali da Sardenha; Lappi promovido a terceiro

Bernardo Matias

Red Bull e TAG Heuer renovam parceria até 2018

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Login

X

Register