A Citroën terminou o primeiro dia do Rali da Austrália nas duas primeiras posições, tendo Mads Østberg na frente de Craig Breen. Na corrida ao título, o líder do Mundial de Ralis (WRC), Sébastien Ogier (M-Sport), está bem colocado para defender o comando, ao ser sétimo.
Depois de assumir o primeiro posto na PEC 3, Østberg foi quarto na quarta classificativa (Orara East 2) e perdeu nove décimas para o principal perseguidor Esapekka Lappi (Toyota) num troço ganho pelo colega deste, Ott Tänak. Na segunda passagem em Coldwater, Thierry Neuville (Hyundai) rubricou o melhor tempo 0,1s à frente de Teemu Suninen (M-Sport Ford), enquanto Jari-Matti Latvala (Toyota) foi terceiro. Østberg terminou com a mesma marca de Hayden Paddon (Hyundai) dividindo o quinto posto e, com Lappi a ter sido apenas décimo, o norueguês pôde dilatar a sua margem de liderança.
Seguiu-se a PEC 5 (Sherwood 2), na qual a Citroën foi mais forte do que a concorrência vendo Breen a ser primeiro e Østberg segundo – o que significa que este aumentou a margem no topo do rali e o irlandês chegou a terceiro. Neuville teve problemas na sequência de um salto, fez o décimo tempo e perdeu alguns segundos caindo para a mesma posição da geral.
O dia inaugural do Rali da Austrália chegou ao fim com a dupla passagem na super-especial Destination NSW. Ogier e Tänak foram os autores das melhores marcas em cada uma das vezes que o troço foi percorrido, mas quem mais motivos teve para sorrir foi Breen – logo na PEC 7 passou a ser o vice-líder do rali. Está agora a 6,8s da liderança ocupada pelo colega Østberg. Latvala é terceiro a 8,7s. Paddon e Tänak fecham o top cinco, ao passo que Ogier segue em sétimo e Neuville em décimo. O belga tem 33,7s a recuperar a Ogier para alcançar o adversário mais bem colocado na luta pelo título.
Quanto ao WRC 2, Alberto Heller, num Ford, foi o mais forte de todos os três troços de maior distância da parte da tarde local (repetindo o que tinha feito de manhã) e conservou uma margem tranquila nas duas super-especiais Destination NSW acabando o dia com 20,6s de avanço face a Pedro Heller (Ford). Este foi o mais forte da PEC 7, enquanto a PEC 8 foi ganha por Armin Kremer (Skoda) que segue em terceiro da categoria, apenas à frente de Gianluca Linari (Subaru).
Top dez da geral após a PEC 8:
Créditos da imagem: Citroen Racing / @World