Oliver Solberg garantiu esta tarde o triunfo no Rali Liepāja, que é o primeiro da sua carreira no Europeu de Ralis (ERC). Aos comandos de um Volkswagen da Sports Racing Technologies, o jovem piloto esteve irrepreensível ao longo de toda a prova e geriu a boa margem que tinha este domingo à tarde para bater Alexey Lukyanuk. Venceu também no ERC1 Junior. Pedro Antunes foi sexto no ERC3 e no ERC3 Junior.
A parte da tarde começou com Solberg a ganhar 3,3s a Lukyanuk (Sainteloc/Citroën) graças ao melhor tempo na PEC 10 (Neste 1), ao passo que Mārtiņš Sesks (LMT Autosporta akadēmija/Skoda) rubricou o terceiro registo para cimentar o mesmo lugar na geral. Antunes (FPAK Portugal Team ERC/Ford) foi oitavo no ERC3 e ERC3 Junior e continuou em sexto nas classes, cujo comando prosseguia na posse de Ken Torn (Estonian Autosport Junior Team/Ford).
Solberg voltou a ser o mais rápido na PEC 11 (Liepāja 1), desta feita uma décima acima de Chris Ingram (Toksport WRT/Skoda) e duas décimas à frente de Lukyanuk. O quarto tempo permitiu a Sesks manter-se sólido em terceiro do rali. No que toca ao ERC3 e no ERC3 Junior, novo oitavo tempo de Antunes, que assim ia conservando o sexto posto. Torn, por seu turno, estava tranquilo na dianteira de ambas as categorias.
Lukyanuk conseguiu recuperar 1,5s a Solberg na penúltima especial (Neste 2) que terminou com o melhor registo superando Ingram e Solberg que acabaram com o melhor tempo. A sexta marca permitiu a Pedro Antunes cimentar a mesma posição na geral do ERC3 e do ERC3 Junior, ao passo que Torn ficou a um curto passo da vitória nas categorias com o melhor tempo do troço.
A 13.ª classificativa fechou o rali com a segunda passagem no troço Liepāja. Solberg selou o triunfo final com o melhor tempo da PEC 1,6s à frente de Lukyanuk, pelo que no fim os dois terminam separados por 22,7s. Ingram foi terceiro, mas esteve longe de recuperar tempo suficiente a Sesks para o superar na luta pelo lugar mais baixo do pódio na geral. O britânico foi assim o quarto no fim, com Łukasz Habaj a fechar o top cinco depois do quinto registo desta especial. O ERC3 e o ERC3 Junior acabaram com Torn a ganhar 29,4 acima de Sindre Furuseth, sendo Antunes o sexto depois do sétimo ‘crono’ da PEC 13.

Breve resumo do rali
A prova teve Solberg no topo desde o começo, com o norueguês que corre sob licença letã a ganhar uma margem curta na fase inicial que conseguiu manter mesmo sob pressão de Lukyanuk. Após as cinco especiais de sábado, a margem entre ambos ainda era inferior a dez segundos, mas nesta manhã Solberg conseguiu ‘cavar’ um avanço importante para poder gerir melhor os acontecimentos nas últimas quatro especiais.
Sesks, por seu turno, cedo pareceu bem encaminhado para o terceiro lugar em que terminou na frente de Ingram, ao passo que Habaj (Sports Racing Technologies/Skoda) chegou ao quinto posto em que acabou logo na quarta especial, mantendo-o de forma relativamente tranquila. No ERC3 e ERC3 Junior, Antunes entrou em bom plano com dois top cinco, mas acabou por perder ímpeto na PEC 3 e até ao fim esteve praticamente sempre no sexto posto da geral, que teve Torn no topo desde a segunda especial.
De referir ainda que Ralfs Sirmacis (Sporta Klubs Autostils Rally Team/Mitsubishi) foi vencedor no ERC2, Catie Munnings (Peugeot Rally Academy) foi a única senhora em prova e chegou ao fim, ao passo que Reinis Nitišs (Reinisnitiss.com) foi vencedor nas contas dos FIAT Abarth.
Top dez final:
