A quatro classificativas do fim, Sébastien Ogier lidera o Rali de Monte Carlo com uma margem curta, depois de ter sido dominador este sábado. Este sábado realizaram-se três classificativas na prova de abertura do Mundial de Ralis (WRC).
Ogier (Toyota) entrou mais forte. Na PEC 9 (La Bréole/Selonnet 1) superou o colega Elfyn Evans por claros 17,8s e assim passou para o topo da classificação por 10,4s. Dani Sordo (Hyundai) foi terceiro, com Kalle Rovanperä (Toyota) em quarto e Gus Greensmith (M-Sport Ford) em quinto. Thierry Neuville (Hyundai) assinou a oitava marca. Assim, tal como Rovanperä, subiu uma posição na geral chegando a quarto. Ott Tänak (Hyundai) desceu de terceiro para quinto depois de ter furado.
Seguiu-se a única passagem em Saint-Clément/Freissinières para a PEC 10, em que Neuville foi 12 segundos mais rápido do que Pierre-Louis Loubet (Hyundai), com Sordo em terceiro e Rovanperä em quarto. Ogier foi sexto, mas como Evans acabou com a oitava marca ainda conseguiu ganhar 2,9s na luta pelo comando. Depois de novo furo, Tänak ficou definitivamente arredado da luta pelo topo do rali, sendo mesmo forçado a abandonar.
O dia terminou com a segunda ida a La Bréole/Selonnet para a PEC 11. Evans bateu Ogier por 1,3s, pelo que o francês termina sábado com 13 segundos de avanço para o britânico. Com a terceira marca do troço, Rovanperä conservou a mesma posição na geral à frente de Neuville, quarto também na classificativa. Dani Sordo, autor da 15.ª marca, é agora quinto da classificação já a mais de dois minutos da liderança.
Este sábado, Andreas Mikkelsen (Toksport WRT/Skoda) impôs-se nas PEC 9 e 10 em WRC 2, antes de Adrien Fourmaux (M-Sport Ford) ser mais forte na PEC 11. Na geral da categoria, o norueguês continua a liderar destacado com 2m13,8s de avanço sobre Fourmaux. Eric Camilli, no Citroën da equipa lusa Sports & You mantém um sólido terceiro lugar a 2m31,4s do topo.
Yoann Bonato (Citroën), Yohan Rossel (Citroën) e Nicolas Ciamin (Citroën) dividiram as vitórias em classificativa de sábado no WRC 3. No entanto, na geral Rossel conseguiu destacar-se no comando levando 2m00,2s de avanço sobre Bonato, que sofreu um furo na PEC 10 perdendo a liderança que tinha assumido na PEC 9. Ciamin é terceiro já a 4m15,3s.
Top dez da geral após a PEC 11:
