Quando falta uma classificativa para o fim do dia de sexta-feira, Elfyn Evans lidera o Rali de Monte Carlo, ronda inaugural do Mundial de Ralis (WRC). O piloto da Toyota está destacado no comando, com mais de 20 segundos de avanço.
O dia até começou bem diferente, com Sébastien Ogier (Toyota) a vencer as três primeiras especiais para assumir o comando com 11,3s de avanço sobre Evans. Ott Tänak (Hyundai), que ontem liderou a fase inicial da prova, chegou a cair para o quarto lugar, mas ascendeu a terceiro na PEC 5 em que foi também terceiro no troço.
O cenário inverteu-se na segunda passagem em Aspremont/La Bâtie-des-Fonts para a PEC 6. Evans superou Tänak por 6,9s, enquanto que Ogier sofreu um incidente que o deixou muito atrasado em 12.º da classificativa. Assim, desceu a terceiro na geral estando agora a 23,4s do topo. Em segundo está Tänak, a 20,4s de Evans. Thierry Neuville (Hyundai) colocou-se em quarto, por troca com Kalle Rovanperä (Toyota) que já tem averbada uma penalização de dez segundos.
No WRC 2, Andreas Mikkelsen (Toksport WRT/Skoda) só não venceu a PEC 5, em que ficou atrás do seu principal rival, Adrien Fourmaux (M-Sport Ford). Na geral da categoria, o norueguês lidera 32 segundos na frente de Fourmaux. Em terceiro, de forma consistente, tem estado Eric Camilli, num Citroën da equipa portuguesa Sports & You. Segue a 2m09s da liderança.
O WRC 3 tem sido dominado por franceses. Yoann Bonato (Citroën) impôs-e nas PEC 3 e 4, antes de Nicolas Ciamin (Citroën) assinar o melhor registo da PEC 5. Yohan Rossel (Citroën) foi o mais forte da PEC 6, na qual conseguiu voltar à dianteira do rali na categoria ficando 7,5s na frente de Bonato. Ciamin é terceiro já a 1m02,6s.
Top dez da geral após a PEC 6:
