A expectativa em torno de Esteban Ocon na época de 2020 da Fórmula 1 era elevada. O piloto deixou uma impressão muito boa até 2018 ao serviço da Force India (atual Racing Point) e agora tornou-se piloto oficial de um construtor. Porém, depois de um ano de fora, as dificuldades foram evidentes e tem estado constantemente atrás do colega, Daniel Ricciardo.
O francês admitiu, citado pelo site racefans.net, que a readaptação à F1 e a ambientação à equipa levou mais tempo do que o esperado: ‘Ele tem sido mais rápido, claramente. Depois do meu ano de fora pensei que iria levar algum tempo até reentrar no ritmo, ficar adequadamente integrado na equipa e tentar trabalhar da forma que trabalhava na Force India. Mas demorou mais algum tempo do que pensei’.
A sucessão de provas num curto espaço de tempo esteve longe de ser uma ajuda, confessou Ocon: ‘Também com a maneira como a temporada se condensou, não há muito tempo para refletir sobre uma corrida. Vais logo para outra. Foi assim que foi com as rondas triplas. Por isso não tivemos tempo para analisar tudo adequadamente, voltar e aplicá-lo. Tínhamos só dois dias para entrar nisso e voltar imediatamente à luta’.
Apesar de tudo, o #31 acredita que tem feito progressos: ‘Acho que a minha prestação recente tem sido melhor em qualificação, acho que estou mais perto de onde preciso estar. Ainda há algumas coisas que podemos fazer melhor, mas no geral agora estou mais feliz, no fim da época, do que estava antes. Então é um passo melhor’.