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Novos procedimentos para aferir o uso de combustível na F1

by Bernardo Matias
19 Fevereiro 2019
in Formula 1
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Novos procedimentos para aferir o uso de combustível na F1

Créditos: Jerry Andre / Sutton Images

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Há novos procedimentos para verificar o uso de combustível na Fórmula 1, com verificações físicas. O objectivo é colmatar eventuais buracos regulamentares no uso de gasolina nas corridas, passando a ser obrigatório declarar ao director técnico da FIA, Jo Bauer, quanto combustível irá abastecer o monolugar para a corrida. O responsável poderá pesar os monolugares antes e após as corridas, se assim quiser, por forma a determinar quanto combustível foi usado e se há correspondência com os dados do medidor de fluxo.

De acordo com o site Motorsport.com, a directiva técnica da FIA que traça estes novos procedimentos já foi entregue a todas as equipas há precisamente uma semana. Assim, a partir do GP da Austrália é necessário declarar duas horas antes da corrida a quantidade de combustível que se pretende colocar a bordo para todas as voltas da prova (incluindo para ir para a grelha de partida, volta de formação e volta de entrada após a corrida). O depósito tem de receber a gasolina até uma hora antes da abertura da via das boxes.

A FIA poderá verificar os monolugares de forma aleatória antes de corrida pesando-os. Nesse procedimento será necessário as equipas vazarem o depósito, com a FIA a garantir depois que não há mais nenhum. De seguida, há uma nova pesagem do monolugar e o cálculo da massa de combustível a partir da diferença com o peso registado antes do vazamento. Depois, o combustível é reintroduzido no depósito, há uma terceira pesagem na sequência da qual a tampa de combustível será selada para não ser possível acrescentar ou remover gasolina.

Quando a corrida termina,a FIA pode fazer novas verificações ao acaso após os procedimentos já habituais de parque fechado. A forma de agir é semelhante àquela que acontece antes das corridas. Segundo o responsável Nikolas Tombazis “a diferença entre as massas de combustível anteriores e posteriores à corrida será assumida para ser a massa de combustível medida usada. Pode ser comparado com os dados do medidor de fluxo de combustível integrado e com os dados do modelo de injectores de combustível por forma a dar confirmação da validação destas leituras”.

Créditos da imagem: Jerry Andre / Sutton Images

Tags: F1FIA
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