Image default
  • Home
  • Autos
  • Novo Audi Q8 já é oficial. Chega no outono
Autos Destaques Novidades

Novo Audi Q8 já é oficial. Chega no outono

Não é de somenos aquilo a que se propõe o Q8: combinar a elegância de um luxuoso coupé de quatro portas com a versatilidade de um SUV de grandes dimensões. Aspirando a constituir-se como o parceiro ideal do seu proprietário em qualquer situação, em estrada como fora dela, no trabalho como no lazer, o mais prestigiante SUV da marca dos quatro anéis aposta ainda na conectividade, na robustez e num recheado equipamento, estando o seu lançamento na Europa agendado para o próximo Outono.

Com 4,99 m de comprimento, 2,0 m de largura e 1,71 m de altura, o Q8 é mais curto e mais baixo do que o Q7, mas um pouco mais largo, logo aqui dando mostras da sua postura mais dinâmica e focada no luxo. Ao mesmo tempo, a distância entre eixos de praticamente 3,0 m garantir-lhe-á uma habitabilidade de referência, com a capacidade da mala a atingir um máximo de 1755 litros com os bancos posteriores rebatidos.

Ainda no habitáculo, destaque para o painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, para o head-up display e para sistema de infoentretenimento MMI, com dois generosos ecrãs de controlo, à semelhança do já conhecido dos novos A8 e A6 – o superior com 10,1”, o inferior com 8,6”. Repleto de funções, e profusamente configurável, é também o principal responsável pelas inúmeras valências de conectividade, como o hotspot Wi-Fi, as funções inteligentes do sistema de navegação ou os serviços preditivos online da marca de Ingolstadt, entre vários outros.

Em termos de design e decoração, a Audi apostou num interior simples e distinto, mas com um extremo cuidado para com os pormenores, marcado por materiais que se anunciam como de primeira qualidade, por uma ergonomia de excelência e por uma perfeita correspondência (estética e prática) entre os vários elementos que o compõem. Do leque de opções fazem parte elementos como os bancos multicontorno personalizados com função de massagem e ventilação, ou o ar condicionado de quatro zonas.

A cargo do Q8 está ainda introduzir a nova linguagem estilística que, futuramente, será aplicada em todos os membros da família “Q” da Audi. Aqui, referência para a imponente grelha octogonal Singleframe, montada em posição mais vertical do que o habitual; para as generosas tomadas de ar dianteiras; e para perfil dominado pela linha descendente do tejadilho, pelos pilares traseiros ligeiramente inclinados e pelo facto de o diâmetro das jantes poder ir até 22”. Nota, ainda, para o spoiler, protecções dos guarda-lamas, aplicações nas portas e difusor de cor contrastante, solução que visa enfatizar as capacidades off-road do Q8.

A iluminação é, por isso, merecedora de análise própria. De série o Q8 inclui ópticas por LED, em opção são propostos os faróis dianteiros HD por matriz e LED. Em qualquer dos casos, as luzes de circulação diurna e os farolins traseiros contam com um efeito específico, estando estes últimos unidos por uma faixa luminosa. Através da App my Audi, os proprietários podem, através do seu smartphone, ativar remotamente diversas funções luminosas, e observá-las a partir do exterior.

Enquanto SUV de topo da Audi, o novo Q8 não podia deixar de contar, de serie, com o sistema de tracção integral permanente quattro, com três diferenciais e uma repartição estática de 40:60. A isto juntam-se uma altura ao solo de até 254 mm e as muitas ajudas electrónicas para permitir ao modelo chegar a praticamente qualquer lugar – a suspensão conta, de série, com amortecimento activo, mas o amortecimento pneumático, que permite variar em até 90 mm a altura ao solo, é uma opção.

Também opcional é a direcção integral, capaz de fazer virar o eixo traseiro em até 5°, no mesmo sentido do eixo dianteiro, ou no oposto, consoante a velocidade de circulação. Todos os motores contam com tecnologia mild hybrid com sistema eléctrico de 48 Volt; entre os muitos sistemas de assistência à condução, menção para o novo sistema de estacionamento remoto automático, disponível a partir de 2019.

Related posts

Rosberg volta a ser o mais rápido em Suzuka

Redacção

Bruno Magalhães confirma participação no Chipre

Bernardo Matias

Valtteri Bottas de grande nível estreou-se a ganhar no GP da Rússia

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Login

X

Register