No fim da primeira parte de um dia inaugural em que a chuva já se fez sentir, o Rali das Ilhas Canárias tem Nil Solans no comando. A competir em casa, o espanhol é, para já, o mais forte da última prova do Europeu de Ralis (ERC). Na luta pelo título, Alexey Lukyanuk leva vantagem em décimo lugar. Pedro Almeida é o melhor dos lusos em 29.º.
Desde a PEC 1 (Valsequillo 1) que Solans (Team Vito Skoda) mostrou um forte ritmo e só não terminou no topo de uma das quatro classificativas já disputadas: na PEC 3 (Artenara 1) foi batido pelo seu principal perseguidor neste momento, Iván Ares. O homem da Hyundai Ares Racing Team segue neste momento em segundo do rali a 9,7s de Solans.
Em terceiro está Adrien Fourmaux (M-Sport Ford), que passou para a frente de Yeray Lemes (Hyundai Canarias Motorsport) na PEC 4. Marijan Griebel (Saintéloc Junior Team/Citroën) completa o top cinco.
Os candidatos ao título do ERC têm estado longe dos lugares cimeiros. Ainda assim, o líder do campeonato, Lukyanuk (Saintéloc Junior Team/Citroën) tem-se superiorizado face a Oliver Solberg (Volkswagen) estando em décimo da geral – três posições e 17,9s na frente do adversário.
No que concerne aos lusos, Almeida é até agora o mais forte. Num Peugeot, segue no 29.º posto absoluto e em quarto do ERC 3 e ERC 3 Junior a 40,3s do pódio dessas categorias. Quanto a José Paula, que também tripula um Peugeot, encontra-se neste momento na 39.ª posição do rali.
Top dez da geral após a PEC 4:
