Domínio de Eduard Nikolaev na nona e penúltima etapa do Dakar em camiões. O homem da Kamaz venceu de forma clara esta quarta-feira e ficou bastante perto do terceiro triunfo em Dakar enquanto piloto. Tem quase meia hora de margem para o vice-líder, Dimitry Sotnikov, antes da derradeira tirada.
Na nona etapa, Nikolaev, em Kamaz, foi sempre o mais rápido, ganhando margem de forma significativa na parte final. Siarhei Viazovich (MAZ) foi quem mais perto ficou, a 14m03s, mostrando que se tudo tivesse corrido bem o camião bielorrusso teria tido outros argumentos nesta prova. Sotnikov fez o terceiro tempo e perdeu 27m43s. Ales Loprais (Tatra) e Gerard de Rooy (Iveco) fecharam o top cinco do dia.
Em termos de geral, Nikolaev não só anulou a desvantagem que tinha como ficou 28m35s à frente de Sotnikov e assim está muito perto do título. De Rooy conservou o terceiro posto que já não lhe deverá fugir. O seu colega Federico Villagra também conservou a quinta posição apesar de hoje ter feito apenas a nona marca. Loprais cimentou o quinto posto e Viazovich ascendeu a sexto.
Top dez da nona etapa:

Top dez da geral:

Créditos da imagem de capa: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool