Como todas as novidades, as regras que serão introduzidas na Fórmula 1 em 2021 agradam a uns e não tanto a outros. Os regulamentos serão alterados a vários níveis – técnico, desportivo e financeiro – sendo o objectivo proporcionar condições mais sustentáveis às equipas e um pelotão mais competitivo.
Assim, existirão algumas restrições à liberdade das equipas e dos seus designers trabalharem nos monolugares, havendo inclusive mecanismos implementados para evitar possíveis vazios regulamentares. Esta natureza mais restritiva das regras futuras não é bem vista por Adrian Newey.
O veterano designer da Red Bull lamentou as restrições crescentes nas regras: “De várias formas, estou entusiasmado com a mudança regulamentar porque é uma oportunidade para tentar compreender coisas novas. O que não gosto é a tendência geral em regulamentos sucessivos para se tornarem cada vez mais restritivos”.
Em declarações ao site inews.co.uk, Newey disse mesmo que as regras de 2021 vão nivelar as equipas tecnicamente do que deviam: “O que foi bom na última grande mudança em 2009 foi que não foi mais restritiva. Mas estes novos regulamentos para 2021 são muito restritivos e normativos. E creio que isso é uma imensa pena. Torna isto um pouco a GP1, que não é o que penso que a Fórmula 1 deveria ser”.