Da terra mudou-se para o asfalto no segundo dia do Rali da Catalunha, a contar para o Mundial de Ralis (WRC), e Thierry Neuville entrou em bom plano para chegar à liderança. O homem da Hyundai está obrigado a ganhar para poder ambicionar a levar a luta pelo título até ao fim da temporada e conseguiu chegar ao comando depois de ultrapassar o colega Sébastien Loeb na primeira especial deste dia.
Bom início de sábado para Neuville, que com o tempo mais rápido na PEC 7 (Savallà 1) passou para o topo da prova. Foi seis décimas mais rápido do que Kris Meeke (Toyota), enquanto Sébastien Ogier (Citroën) foi terceiro, Elfyn Evans (M-Sport Ford) quarto, Ott Tänak (Toyota) quinto e Loeb sexto. O anterior líder cedeu 4,9s a Neuville, descendo para segundo. Mais atrás, em oitavo, ficou Dani Sordo, com o homem da Hyundai a perder o terceiro posto da geral para Meeke.
Só que o britânico teve um acidente na primeira passagem em Querol para a PEC 8 e ficou fora da contenda. Esse troço terminou novamente com Neuville no topo, desta feita 2,3s na frente de Jari-Matti Latvala (Toyota). O terceiro tempo custou mais 4,3s a Loeb, seguindo-se Ogier e Tänak. Estes aproveitaram para subir na classificação graças aos contratempos de Meeke, bem como Sordo que apesar do sétimo registo passou a ser terceiro na prova.
A primeira parte do dia terminou com a vitória de Tänak no troço de El Montmell para a PEC 9. O líder do WRC bateu Sébastien Ogier (Citroën) por 1,2s, sendo Sordo terceiro a 1,7s. Neuville foi quarto a 2,6s e ainda ganhou tempo a Loeb, com o seu principal perseguidor a fazer a sétima marca do troço. Assim, neste momento, o belga está 11,4s na frente do gaulês, enquanto Sordo é terceiro a 16,8s. Tänak segue em quarto já a 26,6s. Quanto a Latvala, que fechou o top cinco do troço, ocupa igualmente o quinto lugar na geral.
Em WRC2 Pro, Jan Kopecký (Skoda) e Kalle Rovanperä (Skoda) dividiram as vitórias nos troços desta manhã, mas Mads Østberg (Citroën) conserva uma tranquila margem na liderança, de 22,5s face a Rovanperä. Quanto ao WRC2, Nil Solans (Volkswagen) venceu dois dos troços realizados este sábado de manhã e o outro foi conquistado por Ole Christian Veiby (Volkswagen), que na PEC 9 sofreu problemas e ficou fora da contenda. Eric Camilli (Citroën) lidera a classe com 14,5s de avanço face a Pierre-Louis Loubet (Skoda).
Top dez da geral após a PEC 9:
