Está a decorrer de forma positiva a oitava etapa do Dakar para Nasser Al-Attiyah. O líder da geral lidera desde o fim da primeira parte cronometrada da tirada e o seu principal rival, Stéphane Peterhansel, encontra-se a ceder quase 12 minutos no waypoint 5.
Al-Attiyah (Toyota) passou no WP5 com 4m07s de margem face a Jakub Przygonski (MINI All4 Racing), depois de ter chegado a ter mais de seis minutos de vantagem. Em terceiro seguia Nani Roma, noutro MINI de tracção integral, ao passo que Giniel de Villiers (Toyota) descera de segundo para quarto e Martin Prokop (Ford) manteve-se em quinto.
Peterhansel chegou a estar a mais de 14 minutos de Al-Attiyah, estando para já a minimizar perdas: seguia a 11m49s no WP5. sébastien Loeb (PH-Sport Peugeot) ainda não chegou ao fim da primeira parte do troço, ao passo que Carlos Sainz ficou preso na areia e estava a praticamente uma hora de Al-Attiyah no WP4 (ainda não passou no WP5). Boris Garafulic, navegado pelo luso Filipe Palmeiro, passou em 13.º no WP2.
Créditos da imagem: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool