Andreas Mikkelsen chegou ao fim da manhã de sexta-feira no topo do Rali da Sardenha, numa prova que para já está a ser liderada pela Hyundai, com o primeiro classificado do Mundial de Ralis (WRC), Thierry Neuville, na segunda posição. Os dois estão separados por 14 segundos exactos.
Depois de Sébastien Ogier (M-Sport Ford) liderar a super-especial de ontem, Mikkelsen entrou no dia de hoje a impor-se por 9,1s a Mads Østberg (Citroën) na PEC 2 (Tula 1), seguindo-se os Toyota de Jari-Matti Latvala e Ott Tänak, com Neuville a fazer a quinta marca a 10,6s do topo e 2,1s na frente do sexto classificado Ogier. Os pilotos enfrentaram condições escorregadias devido à chuva que caiu na ilha italiana da Sardenha. De referir que Elfyn Evans (M-Sport Ford) danificou a suspensão do seu carro perdendo vários minutos.
Aconteceu depois a primeira passagem no troço de Castelsardo para a terceira especial, em que Mikkelsen levou novamente a melhor – desta feita oito décimas na frente de Teemu Suninen (M-Sport Ford), seguindo-se Tänak, Craig Breen (Citroën) e Neuville, que foi um dos que aproveitou para ultrapassar Østberg e chegou à vice-liderança. Quanto ao norueguês, desceu a quinto sendo superado também por Tänak e Suninen, depois de ter algumas dificuldades aos comandos do C3 WRC que o relegaram para sétimo do troço.
Tänak foi o primeiro a derrotar Mikkelsen nesta sexta-feira ao impor-se perante o rival por 1,4s na PEC 4. Latvala foi terceiro a 2,4s, ao passo que Suninen e Evans completaram o lote dos cinco mais rápidos na frente de Ogier e Neuville. Os resultados desta classificativa deixavam Tänak em segundo da geral a 14,2s de Mikkelsen, com o estónio a ultrapassar Neuville. Suninen mantinha-se em quarto, enquanto Ogier superava Østberg para chegar a quinto.
A parte matinal deste primeiro dia ‘a doer’ do Rali da Sardenha acabou com Neuville a ser o mais rápido da PEC 5 (Monte Baranta 1). O belga derrotou Ogier por três segundos exactos e assim recuperou a segunda posição no rali colocando-se a 14 segundos de Mikkelsen, terceiro deste troço. Latvala foi quarto e Tänak estabeleceu o quinto registo, o que lhe valeu a descida ao terceiro lugar da geral. Suninen foi sexto e conservou a quarta posição na frente de Ogier. De referir que o top cinco cabe, nesta altura, em 23s.
No WRC 2, a liderança é agora de Ole Christian Veiby, em Skoda. O dia até começou melhor para os franceses, com Pierre-Louis Loubet (Hyundai) a impor-se na PEC 2 em que Stéphane Lefebvre (Citroën) passou para o comando da classe.
Hiroki Arai (Ford) foi o terceiro líder da prova na classe ao fazer o melhor tempo da PEC 3 na frente de Jan Kopecký (Skoda), mas Veiby assumiu a dianteira ao ser mais forte na quarta classificativa, 3,7s na frente de Arai. O noruguês foi depois segundo a 3,7s de Lefebvre na PEC 5, mas conseguiu conservar a primeira posição da geral do WRC 2 com quatro segundos e meio de vantagem para o francês. Loubet é terceiro e Arai ficou de fora devido a acidente.
Top dez da geral após PEC 5:
Créditos da imagem de capa: Hyundai Motorsport GmbH