Norbert Michelisz vai partir da pole position na corrida inaugural da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) em Vila Real. Tiago Monteiro não foi além do 15.º lugar na qualificação deste sábado, pelo que se antevê uma tarefa árdua para o luso da KCGM Honda esta tarde.
A sessão de qualificação assistiu a uma luta entre Michelisz (BRC Hyundai N Squadra Corse) e Rob Huff (Sébastien Loeb Racing Volkswagen), que a meio da sessão estava na liderança. Gabriele Tarquini (BRC Hyundai N Squadra Corse) bateu numa barreira de pneus e motivou uma situação de full course yellow, ficando relegado ao último lugar da grelha.
Posteriormente, Nicky Catsburg (BRC Hyundai N Lukoil) alcançou o topo da tabela de tempos, mas também bateu numa barreira de pneus, causou um full course yellow e veio a cair para sexto. Foi já dentro dos últimos dez minutos que Michelisz realizou a volta que lhe deu a pole position, em 1m59,498s que constitui um novo recorde.
Augusto Farfus (BRC Hyundai N Lukoil) assumiu então o segundo lugar em que terminou, a 0,299s de Michelisz, ao passo que Yann Ehrlacher (Cyan Performance Lynk & Co.) rubricou a terceira marca e ficou a 0,407s. Huff não conseguiu melhorar depois de uma passagem num corrector e ficou relegado a quarto, ao passo que Ma Qing Hua (Mulsanne Srl/Alfa Romeo) fechou o top cinco. Quanto a Monteiro, em mais uma qualificação complicada, ficou relegado ao 15.º posto, rodando em 2m00,749s na sua melhor volta. Ficou a 1,251s de Michelisz.
Resultados:
