A Acura Team Penske selou este sábado o título do IMSA SportsCar Championship nas 12 Horas de Sebring, com Hélio Castroneves e Ricky Taylor. A prova foi ganha pela Mazda Team Joest com Harry Tincknell, Jonathan Bomarito e Ryan Hunter-Reay.
A cerca de duas horas e meia do fim, Montoya estava no Acura #6 e Pipo Derani atacou-o no Cadillac #31 da Action Express Racing. Depois de uma primeira investida sem problemas de maior, o brasileiro acabou a segunda em contacto com Montoya, o que atrasou ambos. Derani foi penalizado com uma travessia da via das boxes e perdeu três voltas a reparar os danos do carro.
Os Mazda seguiam atrás, com Olivier Pla no #77 e Hunter-Reay no #55. Quando a vitória já parecia segura para o #77, e já no turno final de Oliver Jarvis, um pneu rebentou. A vantagem a rondar os 25 segundos para Tincknell desapareceu. O britânico ficou, então, com via aberta para vencer e não desperdiçou. Quanto a Jarvis, ainda perdeu o segundo posto para Dane Cameron, que assim levou o Acura #6 ao segundo posto final.
Mais atrás, Castroneves, Taylor e Alexander Rossi não foram além de oitavo no Acura #7, mas o resultado foi suficiente para Castroneves e Taylor sagrarem-se campeões. Esta foi, assim, uma despedida ideal para o brasileiro. Nos LMP2, venceu o Oreca #52 do campeão Patrick Kelly, Scott Huffaker e Simon Trummer (PR1 Mathiasen Motorsports), duas voltas à frente do Oreca #8 de David Heinemeier-Hansson, John Farano e Mikkel Jensen (Tower Motorsport by Starworks).
Quanto aos GT Le Mans, a Porsche selou uma dobradinha. A vitória parecia bem encaminhada para o BMW #25, mas uma saída de pista na fase final, com Connor De Phillippi aos comandos, deitou os esforços por terra. Earl Bamber, Frédéric Makowiecki e Nick Tandy cortaram a meta em primeiro no Porsche #911 com 9,025s de avanço sobre o #912 de Bamberm Laurens Vanthoor e Neel Jani. O pódio foi completado pelo BMW #24 com Augusto Farfus, Jesse Krohn e John Edwards. Os já campeões Antonio García e Jordan Taylor (Corvette Racing/Chevrolet #3) terminaram em quinto.
No que concerne aos GT Daytona, a Wright Motorsports celebrou a vitória com o Porsche #16 de Jan Heylen, Patrick Long e Ryan Hardwick. Estes impuseram-se perante o Aston Martin #23 de Darren Turner, Ian James e Roman De Angelis da Heart Of Racing por 3,270s. Mas quem teve mais motivos de contentamento foi o trio do Acura #86 da Meyer Shank Racing: Mario Farnbacher, Matt McMurry e Shinya Michimi conquistaram o título da classe com o terceiro posto de Sebring. Um incidente entre Lawson Aschenbach (Riley/Mercedes #74) e Alessandro Balzan (Scuderia Corsa/Ferrari #63) na última hora, em disputa do primeiro lugar, foi determinante para o desfecho.
Resultados:
