Liderança de Alexey Lukyanuk no fim da manhã de sábado do Rali da Polónia, quarta prova do Europeu de Ralis (ERC). O russo do Citroën da Sainteloc Racing dominou grande parte do dia até ao momento e lidera destacado na frente de Jari Huttunen. Quanto aos portugueses da FPAK Portugal Team ERC Aloísio Monteiro (Skoda) e Pedro Antunes (Peugeot) têm feito uma prova discreta em termos de posições, mas sólida.
Logo na especial inaugural deste sábado (PEC 2/Paprotki 1), Lukyanuk assumiu a dianteira do rali ao bater Huttunen (Hyundai Motorsport N) por 6,4s. Filip Mareš (ACCR Czech Rally Team I) foi terceiro e o líder do ERC, Łukasz Habaj (Sports Racing Technologies/Skoda) rubricou o quarto tempo. Antunes foi 34.º e Monteiro 46.º, passando respectivamente a sétimo e 11.º da ERC Nations Cup. Antunes, penalizado em dez segundos, ficou ainda em 12.º do ERC3 Junior e 14.º do ERC3.
Lukyanuk voltou a impor-se na terceira especial, sendo o top quatro igual ao do troço anterior nesta primeira passagem em Stare Juchy. Antunes ficou em 32.º e Monteiro em 43.º, resultados que permitiram aos lusos manterem posições na Nations Cup. Em ERC3 Junior, Antunes conservou a 12.ª posição, mas no ERC3 subiu a 13.º.
O cenário em Olecko 1 para a PEC 4 foi idêntico aos dos dois primeiros troços de sábado, com Lukyanuk na frente de Huttunen e Mareš, mas desta feita Mikołaj Marczyk (Skoda Polksa Motorsport) foi quarto e superou Habaj na geral depois deste não ir além de oitavo. Antunes rubricou o 29.º tempo passando a 34.º na classificação absoluta, oitavo na Nations Cup, 11.º no ERC3 Junior e 12.º no ERC3. Monteiro foi 40.º continuando em 42.º da geral e 11.º da Nations Cup.
A PEC 5, no curto troço da Mikolajki Arena, podia muito bem ter causado mudanças na tabela, não fosse ter apenas 2,5km. Marczyk foi 0,4s mais rápido do que Habaj, enquanto Lukyanuk teve problemas num amortecedor e terminou fora do top 15. Ainda assim, mantém confortáveis 21,6s de avanço face a Huttunen, que rubricou a quarta marca do troço. Mareš é terceiro a 27,6s depois de ter ocupado o mesmo lugar da classificativa, ao passo que Marczyk segue em quarto na frente de Habaj.
Quanto aos lusos, Monteiro rubricou o 20.º registo da PEC 5 (terceiro na ERC Nations Cup) e ascendeu a 41.º da geral (11.º na ERC Nations Cup), sendo Antunes 34.º para continuar nessa mesma posição do rali. Antunes é ainda oitavo na ERC Nations Cup, 11.º no ERC3 Junior e 12.º no ERC3.
Top dez após a PEC 5:
